Devido à atual situação resultante da pandemia de COVID-19, a sessão será digital e terá lugar no dia 30 de Julho de 2020 pelas 16h00, e abordará os últimos avanços da agricultura digital e como a sua aplicação poderá contribuir para a implementação da estratégia do Prado ao Prato (Farm to Fork).
Este evento contará com a participação da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque e, ainda Laura Rodrigues – Vereadora da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carmo Martins – Secretária Geral do COTHN, Ricardo Cardoso – CEO Agrozapp, José Silvestre – Investigador do INIAV, José Barata – Coordenador Científico do SFCOLAB e Cátia Pinto – Secretária Executiva do SFCOLAB.
A participação é gratuita, mas o registo é obrigatório. Em antecipação à sessão, receberá o link de acesso à plataforma digital para o evento.
→ Inscrição ←


Os objetivos propostos no Pacto Ecológico Europeu e consequentemente na estratégia do Prado ao Prato (Farm to Fork) visam a integração de um roteiro de ações e medidas para fomentar a utilização eficiente dos recursos na agricultura, restaurar e preservar a biodiversidade e reduzir a pegada de carbono; medidas estas que no seu conjunto visam promover um sistema mais saudável e sustentável. Neste contexto, a consecução destes objetivos exige o estabelecimento de soluções inovadoras e sustentáveis apoiadas em novas tecnologias de ponta e assentes numa abordagem holística, do qual a digitalização na agricultura tem um papel capital.
A Associação SFCOLAB tem o prazer de organizar a 2ª Edição Anual do SFCOLAB – Fórum Agricultura 4.0, sob a forma de evento digital para compartir os últimos avanços daagricultura digital e como a sua aplicação poderá contribuir para a estratégia do Prado ao Prato, nomeadamente:
Qual a estratégia planeada por Portugal para contribuir e responder ao roteiro proposto no Prado ao Prato?
Quais os últimos avanços no sensoriamento remoto e a sua importância para uma agricultura sustentável?
Como a digitalização na agricultura pode promover à resiliência no sector agrícola?
Quais as soluções inovadoras baseadas em Big Data para a agricultura sustentável?
Quais as metas propostas para valorizar a digitalização na agricultura em Portugal?