Assegurar que a produção agrícola cumpra o objetivo de alimentar um mundo em constante crescimento populacional e a enfrentar efeitos cada vez mais severos das alterações climáticas é um desafio urgente. A Genómica tem um papel a desempenhar na maximização da utilidade, diversidade e rendimento dos recursos, bem como na contribuição para a segurança alimentar sustentável no futuro.
Os Desafios
A indústria da carne, outrora um setor aparentemente estável, encontra-se hoje a braços com uma teia complexa de desafios no século XXI. As exigências dos consumidores estão a evoluir, as preocupações éticas estão a aumentar e o impacto ambiental está sob crescente escrutínio. Os produtores de carne precisam de navegar neste labirinto de questões para garantir um futuro sustentável e responsável.
Preferências dos Consumidores em Mudança: Os consumidores já não se concentram apenas na acessibilidade e conveniência. A qualidade reina agora suprema, com uma crescente procura por carne com sabor superior, maciez e marmoreio. Além disso, as considerações éticas estão a desempenhar um papel mais importante nas decisões de compra.Os consumidores procuram garantias de bem-estar animal, redução do uso de antibióticos e práticas ambientalmente responsáveis. Os métodos de produção tradicionais muitas vezes lutam para atender a estas expectativas em evolução. Ler artigo completo aqui.
Fonte: APIC