No dia 20 de setembro vai ser apresentado, às 10h00, na sede da ACOS, o Projeto CIRCOLIVE. Este projeto resulta de um consórcio entre organizações de 5 países produtores de azeite, vigorando até 2027, ao abrigo do Programa Erasmus+, pretendendo-se apoiar a transição da U.E. para uma economia circular no sector.
Pretende-se assim:
- incentivar a adaptação da oferta do ensino e formação profissional às necessidades empresarias circulares emergentes, com a conceção de currículos transnacionais;
- desenvolver as competências dos pequenos operadores, com vista à implementação de modelos de negócio circular e domínio tecnológico no sector agroalimentar;
- facilitar o fluxo e a cocriação de conhecimento entre o ensino e formação profissional e o ensino superior, e junto das instituições de investigação, do sector público e empresarial, de Espanha, Itália, Grécia, Portugal e Croácia.
Na sessão de 20 de setembro vão ser apresentadas as características do projeto, assim como os dados preliminares referentes às necessidades formativas existentes em Portugal em práticas circulares que valorizem os subprodutos e resíduos da azeitona, e a transição do sector do azeite para uma economia circular. A iniciativa tem como orador o Professor Mondragão Rodrigues e conta com a presença do deputado Gonçalo Valente, da Comissão de Agricultura e Pescas, e de Liliana Cabecinha, do Grupo Parlamentar do do PSD para os temas agrícolas.
A organização solicita confirmação de presença até ao dia 11 de setembro para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
Mais informações aqui.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.