O Município de Cantanhede foi o palco escolhido para o segundo workshop do Projeto Integrado RN21, organizado pelo CoLAB ForestWISE, onde estiveram reunidos profissionais do setor da Resina Natural, para abordarem a forma como esta matéria-prima está a revolucionar diversas indústrias, desde a preservação alimentar até à moda, passando pela indústria automóvel e calçado.
Carlos Fonseca, Chief Technology Officer do CoLAB ForestWISE, aproveitou a sessão de abertura para lançar um desafio aos participantes: “É essencial que o setor se reorganize para que, no final deste Consórcio, exista uma organização que possa assegurar aquilo que são as iniciativas presentes, e cada vez mais futuras, que estão relacionadas com a resina na Península Ibérica. Temos cerca de um ano e meio para fazer esta mudança”.
Em representação da CIM Região de Coimbra esteve o Engenheiro José Lopes, que deu conta de algumas iniciativas que estão a desenvolver: ”Temos a sorte de estar envolvidos com o CoLAB ForestWISE e com outras entidades em diversos projetos associados a este, estamos também no RN21 e na Agenda transForm, onde estamos a fazer o processo de valorização da biomassa florestal, e no RESIST”.
António Mendes Ferreira, presidente da United Resins, fez um enquadramento sobre esta empresa parceira do consórcio RN21 e uma apresentação sobre o processo da 2ª Transformação; os derivados da Resina Natural (Colofónia, derivados, produtos aplicações correntes); a aplicação da resina em novos setores como a digitalização e Resfinas/Resetfibas; soluções inovadoras e diferenciadoras nas indústrias do calçado, têxtil, automóvel e alimentar. Reforçou ainda que os principais objetivos são “alcançar uma economia sustentável, a valorização e a revitalização de setores”.
Os participantes tiveram oportunidade de assistir a estações temáticas interativas, a cargo de alguns dos parceiros deste Projeto Integrado, como a estação da Indústria Alimentar – “Preservação Natural”, representada pela TECMEAT; a Indústria Automóvel – “Inovação sobre rodas”, representada pela SIMOLDES; a Indústria Têxtil – “Tecendo o futuro”, representada pela TINTEX; e a Indústria do Calçado – “Passos sustentáveis”, representada pela CTCP.
Nestas estações, os participantes descobriram como a colofónia e os seus derivados podem revolucionar a sustentabilidade na indústria de embalagens; de que forma os biopolímeros e aditivos de colofónia estão a revolucionar a produção de componentes automotivos, tornando-os mais leves e sustentáveis, e também como é que os sistemas adesivos e materiais de solado, à base de colofónia, estão a revolucionar a indústria do calçado.
O workshop terminou com a apresentação de Anabela Carvalho e Lorena Coelho, do CENTI – Centre for Nanotechnology and Advanced Materials, que, para além dos trabalhos realizados nas quatro áreas que deram o mote a este workshop, estão também presentes em áreas como a da Saúde e Bem-Estar, Eletrónica, aportando maior conhecimento, diferenciação e experiência no desenvolvimento desta matéria-prima.
As duas especialistas do CENTI, referiram que estão a ser desenvolvidas várias soluções integrando colofónia e derivados para setores diversificados, assentando numa ótica de economia circular. A valorização deste produto local permite reforçar o potencial desta matéria-prima e alargar a sua aplicabilidade. Reforçaram ainda que a resina e os seus derivados permitem, não só, incrementar a componente bio based dos produtos, mas também melhorar algumas das propriedades técnicas finais.
Este ciclo de workshops visa fomentar um debate aberto sobre as várias perspetivas da cadeia de valor da Resina Natural, desde a produção até à aplicação final dos produtos derivados.
Liderado pelo CoLAB ForestWISE, o RN21 reúne pela primeira vez, toda a cadeia de valor do setor da Resina Natural em Portugal, num Consórcio integrado e mobilizador de investigação e inovação onde se promove a modernização e a revitalização de um dos setores mais tradicionais da economia nacional, valorizando a Resina Natural enquanto produto “bio” e potenciando as grandes possibilidades da sua aplicação no mercado.
Fonte: Collab ForestWISE