O Estudo da VALORIZAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS PARA A AGRICULTURA NO VALE DO TEJO E OESTE não compreende meramente o aproveitamento hidroagrícola, as disponibilidades em solo e água, e a suas conceções técnicas, adaptadas, equitativas e economicamente e ambientalmente sustentáveis. Compreende muito mais, porque diz respeito a todos nós.
Tem de considerar a questão dos fins múltiplos, a produção de energia, o abastecimento de água, a defesa contra cheias, a regularização de caudais ou a navegação, a questão da racionalidade da eficiência e da sustentabilidade técnica, a questão do ambiente e as questões financeira, social, económica e de desenvolvimento regional e nacional.E o conjunto que tem de ser tido em conta:
- Como vamos utilizar a água?
- Como vamos gerir os recursos hídricos existentes?
- Como vamos compatibilizar a conservação e valorização de recursos hídricos com as necessidades?
- Como vamos integrar as duas componentes, superficial e subterrânea, do ciclo hidrológico?
Estas são as questões a que nos propomos responder com valia técnica e objetividade. Será a oportunidade para de uma forma integrada conhecer, avaliar e, por conseguinte, responder a um conjunto de questões que permitem a todos tomar consciência das questões e da forma de lhes dar solução.
– Relatório Preliminar da AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA – RPA (ZIP 87MB)
– Versão final do ESTUDO DE VALORIZAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS PARA A AGRICULTURA NO VALE DO TEJO E OESTE – (ZIP 877MB)
Fonte: DGADR