Chegámos ao final de mais um ano. É tempo de balanços!
Como Presidente da APIC faço também o balanço da atividade desta associação durante o ano de 2024, dando nota de que temos vindo a crescer em número de associados, sendo já 119 associados.
Foi um ano intenso de trabalho, de interação, em primeiro lugar, com os associados da APIC, de interação com várias entidades públicas e Ministérios (agricultura, finanças, economia, educação e saúde), também com entidades privadas (jornais, revistas, televisão, outros), igualmente com outras entidades do associativismo nacional e internacional. Produziu-se muita troca de informação, tudo, na tentativa de responder às solicitações e preocupações dos associados.
A APIC teve a oportunidade de produzir informação sobre várias questões, de âmbito alimentar, de materiais em contacto, de desflorestação, legislação laboral, bem-estar animal, habilitação para exportação, normalização, transparência do mercado, certificação voluntária em bem-estar animal em matadouros, entre muitos outros temas.
Foram feitos esclarecimentos técnicos, notas informativas, alertas, foi ministrada formação e a APIC esteve também presente tanto no lugar de orador como de moderador em vários fóruns e debates.
Realizamos o seminário anual sob o tema do livro: “Ser Omnívoro: razões pela tua saúde e do planeta”, resultante do livro escrito pelo veterinário espanhol Juan Pascual.
Traduzimos o livro e começamos a distribuí-lo por vários setores.
A APIC assumiu também a coordenação e tem sido porta-voz do MAPA [Movimento Ambiente e Produção Alimentar], tendo participado, neste âmbito em variadíssimos fóruns. Ler mensagem completa aqui.
Fonte: APIC