A European Landowners’ Organization (ELO) lançou o Prémio Gestão de Terras e Solos 2024/2025 (The Land and Soil Management Award 2024/2025), que visa premiar práticas de uso da terra e gestão do solo que mitiguem as ameaças ao solo, ou seja, a degradação do solo, erosão, redução do conteúdo de matéria orgânica, contaminação difusa e compactação, bem como a redução da biodiversidade do solo, salinização, selagem, inundação e deslizamentos de terra.
O período de inscrições está aberto até 31 de janeiro de 2025 e destina-se a agricultores, proprietários de terras, gestores de terras, grupos de agricultores, por conta própria ou em colaboração com institutos de investigação, universidades e/ou empresas privadas.
O vencedor receberá de prémio o valor de 5 mil euros e será conhecido durante o Fórum para o Futuro da Agricultura , que se realiza no dia 1em 1º de abril de 2025. O Júri também pode conceder um Diploma de Reconhecimento.
Esta iniciativa pretende distinguir iniciativas notáveis, encorajando novos conceitos de proteção da terra e do solo e sua implementação no gestão da terra, bem como aumentando a consciência sobre a importância das funções da terra e do solo, na Europa e não só.
Mais informação, aqui.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.