O Índice de Preços de Alimentos da FAO (FFPI) é uma medida das variações mensais nos preços internacionais de um cabaz de produtos alimentares. Em dezembro de 2024, o FFPI registou 127,0 pontos, uma queda de 0,6 pontos (0,5%) em relação a novembro. Apesar dos aumentos mensais constantes ao longo de 2024, impulsionados principalmente pelos preços dos lacticínios, carnes e óleos vegetais, o índice global de 2024 manteve-se abaixo dos níveis de 2023.
Principais Destaques de 2024
- Índice de Preços dos Cereais: Em dezembro, o índice manteve-se relativamente estável em 111,3 pontos, 9,3% abaixo do nível de um ano atrás. Os preços do trigo permaneceram estáveis, enquanto os preços do milho aumentaram ligeiramente devido à forte procura e oferta mais restrita nos EUA.
- Índice de Preços dos Óleos Vegetais: O índice registou 163,3 pontos em dezembro, uma ligeira queda de 0,5% em relação ao mês anterior, mas ainda 33,5% acima do nível de um ano atrás. A diminuição deveu-se principalmente aos preços mais baixos do óleo de soja, colza e girassol.
- Índice de Preços da Carne: Em dezembro, o índice subiu para 119,0 pontos, um aumento de 0,4% em relação a novembro, impulsionado pelos preços mais altos da carne bovina devido à forte procura global e restrições na produção.
- Índice de Preços dos Lacticínios: O índice caiu para 138,9 pontos em dezembro, uma queda de 0,7% em relação a novembro, marcando a primeira diminuição após sete meses consecutivos de aumentos. A queda foi impulsionada pela menor procura global e estoques acumulados.
- Índice de Preços do Açúcar: O índice registou 120,0 pontos em dezembro, uma queda de 5,1% em relação a novembro, devido à maior produção de açúcar no Brasil e à desvalorização do real brasileiro.
Para mais informações e acesso aos conjuntos de dados, visite o site da FAO – aqui
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.