Dezasseis distritos do continente e os arquipélagos da Madeira e Açores vão estar esta quarta-feira com avisos laranja e amarelo devido à previsão de chuva e agitação marítima forte, devido aos efeitos da depressão Garoe, segundo o IPMA.
No domingo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) avançou que a depressão Garoe que afeta os Açores e a Madeira vai estender-se também ao continente a partir de hoje, com chuvas fortes acompanhadas de vento e trovoada.
Apenas os distritos de Bragança e Guarda escapam aos avisos.
Segundo o Instituto, os distritos de Faro e Beja vão estar sob aviso laranja devido à previsão de chuva, que pode ser acompanhada de trovoada e ocasionalmente de granizo, entre as 09:00 e as 15:00 de hoje, passando a amarelo até às 06:00 de quarta-feira.
Estes dois distritos vão também estar sob aviso amarelo por causa da agitação marítima forte entre as 00:00 e as 09:00 de quarta-feira.
Igualmente devido à agitação no mar, os três distritos vão estar com aviso amarelo entre as 15:00 de terça-feira e as 06:00 de quarta-feira e depois das 09:00 às 15:00 de quarta-feira.
O IPMA emitiu também avisos amarelos para os distritos de Viseu, Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga por causa da chuva, que pode ser forte, acompanhada de trovoada, e ocasionalmente granizo entre as 15:00 de hoje e as 06:00 de quarta-feira.
Évora, Setúbal, Santarém, Lisboa e Portalegre também estão sob aviso amarelo por causa da chuva até às 06:00 de quarta-feira.
Leiria, Castelo Branco e Coimbra também vão estar sob aviso amarelo devido à chuva entre as 12:00 de hoje e as 06:00 de quarta-feira.
O IPMA colocou também os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga sob aviso amarelo entre as 00:00 e as 09:00 de quarta-feira por causa da agitação marítima forte.
Os distritos de Faro e Beja, assim como os da Madeira e Porto Santo estão sob aviso laranja entre as 03:00 e as 18:00 de terça-feira, passando a amarelo entre as 06:00 de quarta-feira por causa da agitação marítima forte.
A costa sul da região montanhosa da ilha da Madeira também estará sob aviso laranja até às 18:00 de hoje, e passam a amarelo entre as 00:00 e as 21:00 de terça-feira por causa da chuva por vezes forte.
Os grupos ocidentais e orientais das ilhas de Terceira e Porto Santo estão sob aviso amarelo por causa de rajadas de vento com rajadas até 100 km/h, aumentando até 110 km/h na terça-feira.
Os avisos laranja devem-se à previsão de ondas que podem atingir os 6 a 9 metros.
As nove ilhas dos Açores estão com aviso laranja e amarelo devido aos efeitos da depressão Garoe.
As ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo) estão sob aviso laranja devido ao vento até às 17:00 locais (18:00 de Lisboa) e as ilhas do grupo Central (Graciosa, Terceira e Pico) devido à agitação marítima forte até às 12:00 de hoje.
As ilhas do grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria) estão sob aviso laranja devido à chuva até às 15:00 locais.