No âmbito do projeto Interreg SUDOE – SOCIAL FOREST, que a ADPM está a desenvolver em parceria com a EDIA (como os beneficiários portugueses), irá ser feito um diagnóstico espacio-temporal de algumas massas florestais tipo para cada um dos territórios abrangidos nos três países do espaço SUDOE. No caso português, iremos trabalhar sobre os montados na região do baixo Alentejo.
O objetivo geral do projeto é a coconstrução de uma estratégia de gestão florestal transnacional, bebendo da experiência de diferentes intervenientes sobre várias tipologias de massa florestal em Portugal, Espanha e França.
Neste processo, foi realizado um questionário dirigido a atores-chave/ técnicos/ proprietários associados a cada uma das tipologias florestais (para Portugal o Habitat 6310 – Montados), onde se procura saber qual a sua perspetiva sobre os vários serviços de ecossistema prestados pelo montado, e quais os principais constrangimentos e oportunidades relacionados com a gestão do mesmo, com foco em potenciar as suas vertentes produtivas/económicas, ecológicas e sociais.
Poderá preencher o inquérito online, salvaguardando que todos os dados fornecidos serão apenas utilizados para fins da investigação acima mencionada:
Inquérito aqui
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.