Hoje no REGIONAL RURAL …. Convidados o Eng. João Paulino, da MAGOS, SA para nos explicar como surgiu a ideia e quais os resultados obtidos nos ensaio de rega gota-a-gota na cultura do arroz.
As empresas Magos IS, Rivulis, Lusosem, ADP Fertilizantes e Hidrosoph apresentaram os resultados do ensaio de produção de arroz com rega gota-a-gota, no dia 16 de janeiro, no auditório Cais da Vala, em Salvaterra de Magos, perante uma centena de agricultores e técnicos.
O consórcio revelou que obteve 5852 kg de arroz por hectare, com 71% de rendimento industrial, neste ensaio realizado numa parcela de quatro hectares, propriedade do agricultor José Gaga, em Porto Senhorinho, na Azambuja. A sementeira do arroz, um carolino da variedade Teti, decorreu a 4 de junho e a ceifa a 7 de novembro. O consumo médio de água de rega foi de 8703 L/hectare.
Este ensaio demonstra que a rega gota-a-gota viabiliza a produção de arroz em terrenos convencionais, sem necessidade de nivelamento, abrindo a possibilidade de integrar o arroz numa rotação com outras culturas regadas por gota-a-gota, entre as quais, o tomate para indústria, o milho ou outras anuais.