Os contratos referentes às Operações Integradas de Gestão de Paisagem (OIGP) foram assinados nesta quinta-feira, 30 de janeiro, pelas entidades gestoras numa cerimónia que contou com a presença de Manuel José Fernandes, Ministro da Agricultura e Pescas, Maria da Graça Carvalho, Ministra do Ambiente e Energia, Rui Ladeira, Secretário de Estado das Florestas, Paulo Ribeiro, Secretário de Estado da Proteção Civil, e Daniel Feliciano, do Fundo Ambiental, entre outras entidades. Foram assinados 50 contratos referentes a OIGP, de norte a sul do país, numa cerimónia que decorreu em Vila de Rei.
Augusto Nogueira, representante da Pinhal Natural – Serviços de Consultoria e Comércio de Produtos Regionais, assinou o contrato na qualidade de Entidade Gestora da Área Integrada de Gestão de Paisagem (AIGP) da União de Freguesias Ermida e Figueiredo (concelho da Sertã), que abrange uma área de 4.200 hectares. No âmbito deste contrato, o montante máximo de financiamento validado para a AIGP UF Ermida e Figueiredo é de 9.103.308,10 euros, relativos às ações de investimento na propriedade privada e uma remuneração anual máxima de 510.626,60 euros aos proprietários aderentes para os apoios a 20 anos.
Cristina Nunes, Vereadora da Câmara Municipal da Sertã com o pelouro da Floresta, refere que “tudo foi feito para se alcançar esta captação de financiamento e cabe agora aos proprietários fazer a sua parte para aceder às verbas disponíveis”. A implementação das OIGP nas AIGP irá “aumentar a resiliência dos territórios em matéria de prevenção de incêndios”, sublinhou a autarca.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.