Um antigo lagar de varas em Aldeia do Bispo, no concelho de Penamacor, vai ser requalificado e dotado de uma vertente gastronómica, uma empreitada orçada em cerca de 400 mil euros.
A adjudicação da obra foi hoje aprovada na reunião pública da Câmara de Penamacor, no distrito de Castelo Branco, e o presidente do município, António Beites, prevê que os trabalhos fiquem concluídos durante este ano.
As obras devem ter início “entre março, abril, na pior das hipóteses”, antecipou o autarca.
Segundo António Beites, o antigo lagar de varas “está abandonado há muitos anos e o intuito é reabilitá-lo e manter a traça de lagar, tornando-o num espaço cultural e gastronómico”.
“Uma das principais componentes é preservar o passado na área do azeite, que é muito acentuada no concelho. Por outro lado, queremos dar-lhe essa outra componente dinâmica, que pode potenciar uma área gastronómica”, referiu o presidente da Câmara de Penamacor.
O edifício é propriedade do município e António Beites adiantou que terá se ser assinado um protocolo com a União de Freguesias de Aldeia do Bispo, Águas e Aldeia de João Pires para definir os termos da exploração, sendo que a concessão do espaço de restauração “pode estar em cima da mesa”.
O presidente referiu que Aldeia do Bispo não tem um restaurante e manifestou-se expectante que o futuro espaço possa criar uma dinâmica nesse domínio na localidade.
“O espaço vai ser remodelado e equipado para que possa potenciar a condição gastronómica e a seguir haja capacidade de ação para depois se possa dar vida do ponto de vista gastronómico”, reforçou António Beites.
Aquando do lançamento do concurso, a proposta de ampliação e alteração do edifício previa a construção de uma cozinha, de um bar, de instalações sanitárias e a construção de mais um piso para a instalação de escritórios, além de uma sala de eventos.