O Eurodeputado Paulo do Nascimento Cabral irá promover no dia 21 de março, sexta-feira, pelas 11h00, no Parque de Leilões da Associação Agrícola de São Miguel, a conferência “Que visão para a agricultura europeia e açoriana?”. Este evento, coorganizado com a Associação Agrícola de São Miguel, contará com a participação da Comissão Europeia para um debate alargado sobre os desafios e oportunidades do setor agrícola.
“A agricultura é um pilar fundamental da economia açoriana, e é essencial garantir que as políticas europeias reflitam as reais necessidades dos nossos agricultores. Este evento será uma oportunidade para discutir, de forma aberta e construtiva, como podemos criar um futuro mais competitivo para a agricultura açoriana“, afirmou Paulo do Nascimento Cabral.
A sessão será aberta pelo Eurodeputado do PSD, que apresentará a sua visão sobre os desafios da agricultura. Seguir-se-á a intervenção do representante da Comissão Europeia, João Onofre, que abordará a “Visão para a Agricultura e para o Setor Alimentar”, documento estratégico e norteador da Comissão Europeia publicado no passado dia 19 de fevereiro. Jorge Rita, Presidente da Federação Agrícola dos Açores e da Associação Agrícola de São Miguel, apresentará a perspetiva regional, sob o tema “Que visão para a agricultura açoriana?”, explorando as oportunidades e desafios específicos do setor agrícola na Região Autónoma dos Açores.
A conferência culminará com um período de debate aberto a toda a comunidade agrícola, permitindo a troca de ideias e contributos que enriquecerão a discussão sobre o futuro da agricultura açoriana e europeia. Segundo o Eurodeputado, “este momento de diálogo será fundamental para recolher perspetivas e recomendações que possam contribuir para a definição de políticas agrícolas europeias mais justas e eficazes, assegurando um futuro próspero para os nossos agricultores e para o setor agroalimentar da região“.
Para Paulo do Nascimento Cabral, “este evento reflete o forte compromisso do PSD/Açores com a agricultura e a proximidade aos agricultores. É mais uma demonstração clara de que colocamos o setor agrícola como uma prioridade na nossa agenda política, promovendo uma política de proximidade e de escuta ativa das preocupações dos nossos agricultores“.
Fonte: Gabinete do Eurodeputado Paulo do Nascimento Cabral