A Associação do Cluster Agroindustrial do Centro (InovCluster) está a realizar desde fevereiro um conjunto de missões virtuais com o objetivo de promover a internacionalização para os mercados externos da América do Norte, Emirados Árabes Unidos e China.
A InovCluster referiu que estas missões virtuais decorrem no âmbito do projeto de internacionalização Export.i9 e têm como objetivo promover a internacionalização das pequenas e médias empresas (PME) do setor para os mercados externos da América do Norte (EUA e Canadá), Emirados Árabes Unidos e China.
A associação lidera o projeto conjunto internacionalização Export.i9 que visa potenciar o aumento da base e capacidade exportadora das PME da fileira agroalimentar numa lógica de indústria 4.0, através da implementação de um programa estruturado de intervenção de ações promocionais em mercados internacionais identificados como prioritários.
O projeto conta com um investimento total elegível que ultrapassa os 800 mil euros e decorre até ao final de junho.
O Export.i9 está alinhado com o Plano Internacionalizar 2030 e as suas linhas estratégicas de intervenção estão assentes na promoção da utilização das ferramentas digitais associadas à indústria 4.0 ao nível do marketing e comunicação de produtos e empresas.
Tem ainda como objetivos incentivar o uso de novas formas organizacionais de comercialização suportadas em ferramentas digitais, nomeadamente lojas ‘online’ e adesão a ‘marketplaces’, a especialização em nichos/segmentos diferenciados ligados a produtos naturais, orgânicos e biológicos e a aposta numa promoção na lógica de fileira alargada do setor dando expressão à estratégia colaborativa entre setores.
O projeto pretende atingir como resultado o aumento do peso de atividades produtoras de bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis da fileira agroalimentar e potenciar o incremento da orientação exportadora das PME envolvidas no projeto, apostando na diversidade e complementaridade da oferta de produtos portugueses.
O Export.i9 é liderado pelo Inovcluster, que tem sede nas instalações do Centro de Apoio Tecnológico Agro Alimentar em Castelo Branco, e que tem como copromotor a Associação para o Desenvolvimento da Agroindústria (Animaforum), com sede em Santarém.