Chegou ao correio mais uma edição do PINUSPRESS, o boletim informativo do Centro PINUS! Disponível aqui a edição digital.
O número 64 do boletim informativo trimestral do Centro PINUS traz consigo as mais recentes novidades da Fileira do Pinho, começando por celebrar no editorial a chegada ao terreno da gestão florestal financiada pelo Vales Floresta. Este projeto-piloto, financiado pelo Fundo Ambiental, foi apresentado no webinar “Incentivos ao minifúndio com sucesso” que foi promovido em conjunto com a ZERO.
No entanto, a página principal desta edição foca um dos maiores desafios do setor florestal e é dedicada ao recente relatório publicado pelo Centro PINUS sobre o impacto económico dos incêndios de 2024 na Fileira do Pinho.
Para este trabalho foi desenvolvida uma metodologia expedita técnica em que se estima que, no ano passado, a área ardida de pinheiro-bravo tenha ascendido a 23 152 hectares. Destes, em 26% poderá não ocorrer regeneração natural.
Já nas notícias, recorda-se o lançamento da edição técnica “Controlo da Acácia-de-Espigas em pinhal-bravo” pelo Centro de Competências do Pinheiro-Bravo e destaca-se ainda a participação do presidente da Direção do Centro PINUS, João Gonçalves, no episódio do programa Biosfera que questiona a sustentabilidade das centrais de biomassa.
Descubra estas e outras novidades aqui, na cópia digital do PINUSPRESS 64 – edição de inverno.
Para receber, gratuitamente, a edição em papel do PINUSPRESS pelo correio, faça chegar o seu seu pedido com a morada de envio para: info@centropinus.org
Fonte: Centro PINUS