A Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal marcou presença na Fruit Attraction São Paulo, que termina hoje na cidade brasileira. O evento, organizado pela Ifema Madrid e Fiera Milano Brasil, decorre no Centro de Convenções São Paulo Expo & Convention Center e é uma plataforma estratégica para promover o setor das frutas e legumes na região.
No stand conjunto da Portugal Fresh, 5 empresas nacionais (Coopval, Ferreira da Silva, Frutas DM, Granfer e Grupo Luís Vicente) procuraram reforçar os atuais negócios e parcerias e explorar novas oportunidades na América do Sul, geografia com elevado potencial de crescimento para as exportações portuguesas de frutas e legumes.
O Brasil, terceiro maior produtor do mundo e maior mercado da América Latina, é o primeiro mercado para a Pera Rocha e Maçã portuguesas. Em 2024, foi o 7º mercado mais importante para o setor, com 67 milhões de euros de exportações (dos quais 59 milhões de euros são frutas frescas), o que representa um crescimento de 18% em comparação com o ano anterior. Em quantidade, registou-se também uma subida de 11% nas exportações. Fora da União Europeia, é o 2º mercado mais relevante para as frutas e legumes nacionais, atrás do Reino Unido.
“Esta participação na Fruit Attraction São Paulo reforça o nosso compromisso em expandir a presença dos produtos portugueses em mercados com potencial de crescimento. Esta é uma oportunidade única para fortalecer parcerias e abrir novas portas para o setor”, afirma Gonçalo Santos Andrade, Presidente da Portugal Fresh.
A aposta na internacionalização tem sido uma prioridade da Portugal Fresh. A presença na Fruit Attraction São Paulo permite não só a promoção dos produtos nacionais, mas também a criação de oportunidades de negócio e colaborações com parceiros locais e internacionais.
A Portugal Fresh tem como missão promover a internacionalização e o crescimento do setor das frutas, legumes, flores e plantas ornamentais. Com uma forte presença em feiras internacionais e iniciativas de promoção, a associação tem desempenhado um papel fundamental na valorização dos produtos portugueses nos mercados externos.
A associação tem em curso o Projeto Conjunto de Internacionalização que prevê a realização de missões empresariais e ações de prospecção em novos mercados, a participação em feiras internacionais, e iniciativas de promoção para acelerar a presença internacional do setor. O objetivo é abordar geografias com crescimento demográfico e concentração de consumidores muito atrativas do ponto de vista logístico e económico.
Apoiado pelo Portugal 2030 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, o projeto prevê um investimento global de 1.561.663,52€ euros, financiado em 48,8% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O objetivo da Portugal Fresh é reforçar a competitividade das empresas nos mercados internacionais e atingir os 2500 milhões de euros de exportações de frutas, legumes e flores em 2030.
Fonte: Portugal Fresh