A Cooperativa Bagas de Portugal vai reunir produtores de pequenos frutos de diversos pontos do país para um seminário técnico dedicado à nutrição do solo e à gestão sustentável dos recursos, com especial foco na fertilização e no uso eficiente da água.
O encontro vai realizar-se no próximo dia 12 de abril, a partir das 10h00, na Biblioteca Municipal de Sever do Vouga e conta com a participação do presidente da Cooperativa Bagas de Portugal, Francisco Silva, do presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, Pedro Amadeu Lobo, Diamantino Correia (Crimolara), Luís Oliveira (Naturanat) e Paulo Lúcio Costa Gomes (Naturanat/Cooperativa Bagas de Portugal).
A importância de uma boa gestão da água de rega e dos nutrientes para garantir a qualidade do produto final e promover uma maior consistência nos pomares foi o ponto de partida para a realização da iniciativa, explica a Cooperativa em comunicado de imprensa.
“O objetivo da ação é juntar um grupo de produtores, em sistema convencional e bio, para testar em campo a solução de – numa só aplicação – fazer adubação orgânica, acidificar o solo e combater as infestantes na caldeira”, afirmou o presidente da Cooperativa Bagas de Portugal, salientando “a importância da partilha de conhecimento, colocando no terreno novas práticas que irão beneficiar quem se dedica à fileira”.
E continua: “continuamos a fomentar a partilha de conhecimento entre todos os que estão envolvidos nas atividades agrícolas, designadamente na vertente dos pequenos frutos”, sublinhou Francisco Silva, explicando ainda que “na base destas iniciativas está sempre presente a necessidade da criação de práticas culturais para maximizar a rentabilidade da produção”.
Com participação gratuita, os interessados podem inscrever-se ou obter mais informações junto da Cooperativa Bagas de Portugal, através do telemóvel 962 864 938 (também disponível via WhatsApp) ou do e-mail geral@bagasdeportugal.pt.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.