A Região Demarcada dos Vinhos Verdes promove, em Abril, um conjunto de acções integradas no Plano de Promoção 2025 em que estarão presentes cerca de 30 produtores da Região e que tem como objectivo reforçar a presença na Ásia com novos mercados como Taiwan, Singapura e Malásia, que se juntam ao Japão – que representa já um negócio de mais de 1,6 milhões de euros, com crescimentos superiores a 20% ao ano.
A Prova Anual da Região Demarcada dos Vinhos Verdes em Taiwan contará com 13 produtores presentes e mais de 100 vinhos em prova. Paralelamente, a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) promove dois seminários educativos destinados a público especializado de trade e media, conduzidos pelo sommelier e wine educator Thomas Ho – fundador da LE SOMM – que colabora com restaurantes Estrela Michelin, Professor Assistente na Universidade Nacional de Hotelaria e Turismo de Kaohsiung (NKUHT) e Director Executivo da Taiwan Sommelier Association (TSA).
No âmbito da ProWine Tóquio 2025 serão 16 produtores a participar na feira internacional, para além da realização de dois seminários educativos dedicados aos temas “The native grape varieties of the Vinhos Verdes Demarcated Region” e “Unexpected wines from the Vinhos Verdes Demarcated Region”, orientados pelo sommelier e wine educator Koichi Tanabe.
Em Julho e em Setembro, haverá masterclasses em Singapura e na Malásia, respectivamente, projectadas para dar a conhecer a Região, a variedade de estilos dos Vinhos Verdes e a sua adequação a vários momentos de consumo, assim como o potencial de envelhecimento e de harmonização.
“Em 2025, a CVRVV definiu um Plano de Promoção orçamentado em 2,9M€ que se distribui por mais de 10 mercados estratégicos, entre os quais se destacam novas apostas como Taiwan, Singapura e Malásia, que visam explorar outras geografias e acompanhar a tendência de crescimento que se verifica no Japão. O mercado asiático é muito receptivo aos Vinhos Verdes pelo seu perfil altamente gastronómico e versátil, ideal para harmonizar com a gastronomia local”, destaca Carla Cunha, Directora de Marketing da CVRVV.
Fonte: CVRVV