Em dezembro de 2025, um grupo de 23 parceiros lançará um programa inovador destinado a transformar o setor agroalimentar através da digitalização, descarbonização e sustentabilidade. O programa, denominado AGRIFOOD4FUTURE, visa criar uma ligação permanente entre o mercado de trabalho e a educação, capacitar agricultores e operadores do setor agroalimentar, e estimular a troca de práticas educativas e profissionais entre fornecedores de formação profissional, organizações de pesquisa e empresas em toda a Europa.
O programa Open Innovation & Challenge-Based Program permitirá que empresas e organizações convidem startups para propor soluções inovadoras para desafios específicos. Estas colaborações visam desenvolver e integrar novos produtos, serviços ou tecnologias, com a possibilidade de implementação piloto antes da adoção em larga escala.
Os principais objetivos incluem o apoio a novos empreendedores através de incubadoras de negócios e hubs de inovação, a melhoria da saúde dos solos, e o desenvolvimento de serviços técnicos para PME e agricultores em relação à descarbonização e digitalização das suas explorações. Além disso, o programa pretende criar um ecossistema de competências e atrair investimentos para o setor.
Os participantes terão a oportunidade de validar suas soluções no mercado, colaborar com líderes do setor agroalimentar, e fazer parte de um projeto pioneiro do ERASMUS+, promovendo a adoção de novas soluções no setor.
Saiba mais aqui
Se é uma startup ou grupo de investigação (fornecedor de soluções), registe-se aqui.
Se é uma PME e tem um desafio, registe-se aqui.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.