A segurança dos medicamentos veterinários é uma responsabilidade partilhada.
As entidades reguladoras, através da farmacovigilância veterinária, asseguram que os medicamentos para animais continuem a ser seguros e eficazes. Mas sabia que os médicos veterinários e os detentores de animais desempenham também um papel vital? Contribuem para um sistema sólido de monitorização, através da comunicação de suspeitas de eventos adversos que ajudam a otimizar as medidas de segurança e a melhorar os medicamentos.
Os médicos veterinários detêm uma posição única para identificar quando os tratamentos não funcionam como esperado. A notificação destes eventos adversos ajuda a aperfeiçoar os medicamentos, a reforçar os regulamentos e a proteger a saúde animal.
Este ano, a EMA (European Medicines Agency) lança no dia 8 de abril, o primeiro Dia da Segurança dos Medicamentos Veterinários (Veterinary Medicines Safety Day) para aumentar a consciencialização e realçar a importância da notificação de eventos adversos para melhoria da segurança dos medicamentos veterinários, e apoiar os médicos veterinários com ferramentas úteis.
Disponibilizou 2 documentos essenciais de apoio sobre eventos adversos:
- Apresentação Educativa – O que é um evento adverso | O que deve ser notificado e como fazê-lo | O que acontece após a notificação
Medicamentos mais seguros, animais saudáveis. Notifique eventos adversos!






#VeterinarySafety #AnimalHealth #OneHealth #VetMedSafetyDay
O artigo foi publicado originalmente em DGAV.