O Vice-primeiro-ministro, Mariano ASSANAMI Sabino, acompanhado pelo Ministro da Agricultura, Pescas, Pecuária e Florestas, Marcos da Cruz, presidiu esta segunda-feira à cerimónia de entrega de equipamentos agrícolas a quatro grupos de agricultores no Posto Administrativo de Luro, Municipio de Lautem.
A iniciativa, realizada no âmbito do Projeto de Melhoria da Produtividade Agrícola Sustentável (SAPIP), contemplou a distribuição de tratores manuais, máquinas de cortar arroz e sete máquinas de semear arroz, financiadas pelo Banco Mundial.
Na ocasião, Marcos da Cruz, atual Ministro da Agricultura, agradeceu o contínuo compromisso do Banco Mundial no apoio aos agricultores timorenses, sublinhando que a utilização de equipamentos modernos é essencial para aumentar a eficiência e produtividade no setor agrícola.
“No passado trabalhávamos com instrumentos tradicionais, mas com pouca eficiência. Estes equipamentos vão ajudar-nos a melhorar os resultados e a aumentar a produção”, referiu o Ministro, durante o evento nas instalações da Administração do Posto de Luro.
O Vice-primeiro-ministro e também Ministro do Desenvolvimento Rural e Habitação Comunitária [na foto a testar as novas maquinas de apoio agrícola], aproveitou também a ocasião para apelar à união e ao empenho da comunidade, particularmente dos jovens, no aproveitamento produtivo das terras, com vista a reduzir a dependência do país das importações alimentares.
“Peço a todos, homens, mulheres, mas principalmente aos jovens, que trabalhem juntos, sem divisões partidárias ou de grupo. É tempo de unirmos forças para desenvolver a nossa terra” afirmou o Mariano Assanami Sabino.
O Vice-primeiro-ministro recordou ainda que este programa de apoio à mecanização agrícola foi iniciado anteriormente durante o seu mandato como Ministro da Agricultura e que, apesar das críticas iniciais, demonstrou ser um investimento acertado, razão pela qual o IX Governo decidiu retomá-lo.
“Hoje, muitos agricultores já utilizam os tratores, fomos criticados no passado quando eu fui Ministro da Agricultura e o atual Ministro era meu Vice, o governo que se seguiu parou com o programa, mas agora, decidimos retomar esta política e continuar a apoiar fortemente os agricultores”, acrescentou.
A cerimónia contou com a presença de representantes do Banco Mundial, do SAPIP, das autoridades municipais e administrativas de Lautem e Luro, bem como de diversos agricultores beneficiários do programa.
Fonte: República Democrática de Timor-Leste.