O projeto AGROCONNECT, desenvolvido no âmbito do programa PORTUGALCONNECT, ao abrigo do aviso 04/SI/2022 (publicado pela COMPETE2020/AICEP) visa impulsionar a transformação digital e a inovação tecnológica nos setores estratégicos da agricultura e agroindústria em Portugal. Através de uma abordagem integrada e colaborativa, o AGROCONNECT pretende capacitar os principais intervenientes da cadeia de valor agrícola com ferramentas digitais e conhecimento, promovendo a modernização, sustentabilidade das operações, e a capacidade exportadora das PME’s envolvidas.
Os setores alvo do projeto incluem todas as atividades da cadeia de valor do agronegócio, agroalimentar e agroindustrial que façam parte do setor secundário e terciário, como a vertente tecnológica da agricultura de precisão, a gestão sustentável de recursos hídricos, a rastreabilidade alimentar e a automação de processos agrícolas, com o objetivo de aumentar a eficiência produtiva, reduzir os impactos ambientais e fortalecer a competitividade das empresas agrícolas portuguesas num mercado global cada vez mais digital.
Razões de interesse
Procura e mercado em expansão: O México tem uma população com mais de 130 milhões de habitantes e uma crescente classe média, o que aumenta a procura por produtos alimentares e agroindustriais de qualidade. Além disso, o país está em expansão em setores como o de alimentos processados e tecnologia agrícola, áreas onde empresas portuguesas podem fornecer tecnologias e processos de ponta assim como produtos e serviços inovadores e sustentáveis.
Posição geográfica e acordos comerciais: O México é um país amplamente integrado ao cenário global, com mais de 14 tratados de livre comércio que abrangem mais de 50 países. Essa rede de acordos coloca o México entre as economias mais abertas e competitivas no comércio internacional, facilitando tanto a exportação quanto a importação de produtos e atraindo significativos investimentos estrangeiros. Entre os principais Tratados de Livre Comércio (TLCs) do México destacam-se o Acordo Estados Unidos-México-Canadá (T-MEC, sucessor do NAFTA), o México-América Central (que abrange Costa Rica, El Salvador, Honduras, Nicarágua e Panamá), a Aliança do Pacífico (com Chile, Colômbia e Peru), o Tratado Transpacífico (CPTPP, que inclui 11 países, como Japão, Canadá, Austrália, Vietnã e Malásia) e o acordo com a União Europeia, que inclui Portugal. Os TLCs ampliam o acesso do México a diversos mercados globais, criando uma rota de exportação expansiva para empresas que se estabelecem no país. Como resultado, o México se posiciona como uma das economias mais competitivas para exportação e atração de investimentos, ao mesmo tempo que diversifica destinos e fontes de produtos, fortalecendo suas relações comerciais e ampliando suas vantagens econômicas no mercado internacional.
Apoio governamental e incentivos: O governo Português e a União Europeia, através dos Organismos AICEP e COMPETE2030, respetivamente, apoiam o projeto AGROCONNECT oferecendo incentivos e apoio para empresas portuguesas que se interessem em expandir negócios no México. O projeto AGROCONNECT ao abrigo do programa PORTUGALCONNECT é acompanhado de apoio logístico, orientação no ambiente empresarial mexicano, e ainda com uma dotação máxima de 50% a fundo perdido para as empresas Elegíveis através do incentivo financeiro, o que reduz os custos de entrada.
Saiba mais aqui.
Fonte: Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana