Já são conhecidos os vencedores dos Prémios Vida Rural 2025. Luís Serrano Mira, da Herdade das Servas, The Summer Berry Company, Ode Winery, Portugal Nuts, o projeto I-Rewater e José Gouveia foram os premiados nesta edição, que contou ainda com o prémio especial ‘Guardião da Biodiversidade Doméstica’, atribuídos à Ovibeja (ACOS).
A cerimónia decorreu durante o congresso AgroIn, na passada quinta-feira (24 de abril), e foram atribuídos sete galardões distintos.
A primeira categoria, ‘Guardião da Biodiversidade Doméstica’, resulta de uma parceria entre a VIDA RURAL e a SPREGA, (Sociedade Portuguesa dos Recursos Genéticos Animais) e o vencedor foi escolhido por votação direta dos leitores da VIDA RURAL. Em 2025 o vencedor foi a Ovibeja, organizada pela ACOS. Nuno Carolino, da Sprega, entregou o prémio a Claudino Matos, diretor-geral da ACOS.
Luís Serrano Mira, da Herdade das Servas, recebeu o prémio ‘Agricultor que Marca’, entregue por Raquel Rebelo, CEO da Abilways Portugal, que entregou ainda o prémio ‘Empresa Agrícola que Marca’ à The Summer Berry Company, representada por Daniel Portelo, Diretor de Operações da empresa.
Na categoria ‘Investimento que marca’, a vencedora foi a Ode Winery, pelo seu projeto de recuperação das vinhas e adega da antiga marca Vale d’Algares, no Cartaxo. O galardão foi entregue a Maria Vicente, enóloga da Ode, por Mónica Sobreiro, do Continente.
A ‘Organização que marca’ 2025 foi a Portugal Nuts. O prémio foi recebido pelo presidente da Associação, Tiago Costa, pelas mãos de Francisco Avillez, da Agro.Ges.
O projeto internacional de recirculação de águas residuais I-Rewater foi distinguido na categoria ‘I&D que Marca’, entregue por Filipe Guerreiro dos Santos, da EDIA, à equipa do INIAV representada pelos investigadores José Silvestre, Paulo Brito da Luz e Ilda Caldeira.
A terminar, o Prémio Personalidade Armando Sevinate Pinto, fechou a cerimónia celebrando a carreira de José Gouveia, um dos mais notáveis pedagogos do azeite em Portugal.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.