A Universidade de Coimbra acolhe entre 12 a 14 de maio a 3ª Conferência CopyTree, uma Rede Europeia para a Clonagem Inovadora de Plantas Lenhosas. Este evento é uma Ação COST e conta com o apoio à organização e patrocínio do CiB.
A cultura in vitro de plantas lenhosas está a sair dos laboratórios académicos e está agora a ser desenvolvida numa série de aplicações comerciais na horticultura e na silvicultura, que respondem aos desafios das alterações climáticas e às mudanças nos hábitos globais de consumo de alimentos e madeira.
É por isso urgente que os desafios da investigação, a aceitação pública, a avaliação de riscos e a aplicação comercial sejam abordados agora, de modo a estabelecer uma comunidade científica, decisores políticos e mercado bem informados.
Esta proposta aborda os seguintes desafios, cuja resolução terá um impacto científico, social e económico significativo:
- Como podemos ultrapassar a recalcitrância em muitas plantas lenhosas?
- Quais são as melhores ferramentas para diagnóstico, saneamento e armazenamento de materiais limpos?
- Como pode a produção de clones de elite ser ampliada a um preço aceitável?
- Quais são os riscos reais desta tecnologia e como pode o público ser informado para que valorize e aceite as suas aplicações?
- Como podem os silvicultores e proprietários florestais ser persuadidos a investir no plantio de florestas policlonais?
Tendo em conta estes aspetos, é crucial criar uma rede europeia para ligar os investigadores envolvidos de várias áreas, para que possam partilhar inovações, desenvolver novas estratégias de investigação, avaliar os riscos da tecnologia e melhorar a comunicação com as partes interessadas e com o público em geral.
Patrocínios:

O artigo foi publicado originalmente em CiB – Centro de Informação de Biotecnologia.