Como pode uma marca nacional, recente, sem lojas físicas e num setor tão tradicional como a produção e venda de carne bovina, crescer quase 100% num ano e tornar-se um caso de sucesso no digital? Carne D’Erva, uma empresa local, criada por dois amigos que viram na Lezíria do Ribatejo o local ideal para criar bovinos de excelência ao ritmo da natureza, conseguiu exatamente isso. Com uma aposta clara na construção de uma marca forte e num ecossistema digital sólido, a empresa tem levado a melhor carne portuguesa à mesa dos consumidores, através de um modelo de venda direta e exclusivamente digital, do produtor para o consumidor.
Este crescimento exponencial deve-se a uma estratégia de marketing digital e de performance – assente em campanhas nas redes sociais e na colaboração com microinfluenciadores – desenvolvida pela Euro M, no qual o desafio foi posicionar Carne D’Erva como uma alternativa sustentável e inovadora no setor da carne bovina, utilizando apenas o digital como canal de comunicação e comercialização. O impacto foi imediato e os resultados falam por si:
- De outubro de 2023 a setembro de 2024, os perfis de Carne D’Erva no Instagram e no Facebook registaram um aumento de 278% seguidores face ao período homólogo.
- Ao nível do marketing de performance, só nos anúncios pagos em Meta (Facebook e Instagram), o alcance subiu 86%, as impressões aumentaram 173% e os cliques cresceram 346%. Já na plataforma Google, a campanha lançada em outubro de 2023 gerou um impressionante aumento de 736% face ao primeiro mês.
- Com um modelo 100% online, a Carne D’Erva viu as suas vendas crescerem 96% num ano, com destaque para junho de 2024, o mês com maior crescimento, atingindo 148% face a 2023. Além disso, em cinco meses do ano as vendas ultrapassaram os 100% de crescimento.
Pedro Santos Serra, CEO da Euro M, destaca: “A Carne D’Erva é um exemplo perfeito de como a comunicação e a estratégia digital podem ser decisivas para o crescimento de uma marca. Quando começámos a trabalhar juntos, sabíamos que este projeto tinha um enorme potencial, mas exigia uma abordagem precisa e eficaz para se destacar num mercado tão competitivo. O que conseguimos em conjunto prova que mesmo uma marca local pode alcançar um crescimento impressionante.”
O setor da carne bovina não é um dos mais óbvios para o e-commerce, mas Carne D’Erva veio quebrar barreiras. Apostando num modelo sustentável de agricultura regenerativa, neutra em carbono, a produção de Carne D’Erva, com bovinos alimentados 100% a erva fresca, privilegia o bem-estar animal e o seu crescimento ao ritmo da natureza. Contudo, a marca enfrentava um desafio: como comunicar eficazmente este conceito e, ao mesmo tempo, criar uma ligação forte com o consumidor digital?
A resposta passou por uma abordagem integrada de branding, marketing digital e experiência do consumidor, desenvolvida pela Euro M, que acompanhou a marca desde a sua criação até à sua consolidação no mercado. A estratégia envolveu, assim, o desenvolvimento de uma identidade forte e diferenciadora, refletida no ecossistema digital da marca, packaging e em todos os ativos de comunicação. Paralelamente, foi estruturada uma plataforma de e-commerce que permite à marca vender o seu produto. No digital, o crescimento da presença de Carne D’Erva foi impulsionado através de uma estratégia autêntica e próxima dos consumidores, combinando redes sociais e ativação de influenciadores com conteúdos que reforçam os valores da marca. Para complementar, as campanhas de marketing de performance foram desenhadas para captar novos clientes e fidelizar consumidores recorrentes, garantindo resultados sustentáveis e uma progressão constante no mercado online.
Desta forma, Carne D’Erva não é apenas mais uma marca de carne – é uma marca que desafia o setor e que está a mudar os hábitos dos consumidores portugueses. O seu compromisso com a sustentabilidade, o bem-estar animal e a produção consciente têm sido pilares da comunicação, permitindo criar uma conexão forte com um público cada vez mais exigente e informado. A Carne D’Erva e a Euro M mostram, assim, que as marcas locais e com modelos de negócio conservadores podem vencer no digital
Fonte: Euro m