
A Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica organizou, nos passados dias 19 a 21 de Setembro, na Universidade de Évora, o XXI ZOOTEC – Congresso Nacional de Zootecnia sob o tema “Alterações Climáticas e Zootecnia: Uma Abordagem Holística”.
O XXI congresso pautou-se por uma elevada participação com congressistas oriundos das várias instituições que ministram cursos de Zootecnia de todo o país.
Ao longo dos três dias de congresso debateram-se as alterações climáticas e a Zootecnia, entre outros temas. Em 12 sessões temáticas, foram ouvidos 12 oradores convidados nas áreas de maior destaque da Zootecnia na actualidade. Discutiram-se alterações climáticas, pastagens, sistemas de produção resilientes, sustentáveis, Zootecnia de precisão e, os desafios da fileira da produção.
Paralelamente, realizou-se o II Encontro de Directores de Curso de Zootecnia e, a reunião com a comitiva da Associação Brasileira de Zootecnistas.
Ficou clara, ao longo dos três dias de Congresso, a enorme a evolução e produção científica no sentido de avaliar adequadamente e minimizar os impactos ambientais da
produção animal. Foram referidos os dados mais actuais quanto a esta problemática e discutidas soluções e estratégias.
A Organização congratula-se pelo enorme sucesso alcançado no XXI Congresso Nacional de Zootecnia, esperando deste modo ter contribuído fortemente para a união dos Zootécnicos e para a promoção e defesa da Zootecnia nacional e internacional.