
Medida exclusiva para apicultores do Concelho da Lousã e sócios da Cooperativa Lousãmel que procedam à certificação e participem na Feira do Mel e da Castanha.
O Executivo Municipal da Lousã aprovou, por unanimidade, um apoio equivalente a 50% da despesa do processo de certificação – até ao valor de 50€ por apicultor – exclusivo aos apicultores do Concelho da Lousã e sócios da Cooperativa Lousãmel que procedam à certificação e participem na XXX Feira do Mel e da Castanha.
A certificação tem como objetivo uma maior qualidade para o consumidor final e que estimula a adoção de boas práticas no maneio das colmeias e das abelhas.
Já a medida em concreto objetiva um apoio mais direto e efetivo à atividade apícola – uma atividade importante no Concelho nomeadamente para a dinamização da economia local – e à valorização de um produto de excelência do território, o Mel DOP Serra da Lousã.
De referir que entre 15 e 17 de novembro decorre a 30.ª edição da Feira do Mel e da Castanha, um evento organizado pela Câmara Municipal, em parceria com a Cooperativa Lousãmel, que se destaca por comercializar unicamente mel certificado.