No último dia 5 de dezembro, data em que se comemora o Dia Mundial do Solo, a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, a Parceria Portuguesa para o Solo e a Rede Rural Nacional promoveram o Seminário: Relevância do recurso solo, no Auditório do INIAV, em Oeiras.
Cerca de 150 pessoas participaram no evento que reuniu um relevante conjunto de convidados de várias entidades internacionais ligadas ao tema dos solos, entre os quais o encarregado de negócios da embaixada da Tailândia em Portugal, representante da FAO (Parceria Global do Solo) assim como responsáveis pela conservação do solo em Cabo Verde, Angola, Moçambique e Timor-Leste.

A sessão de abertura esteve a cargo de Nuno Tiago Russo, Secretário de Estado de Agricultura e Desenvolvimento Rural. Intervieram ainda Nuno Canada, Presidente do INIAV, Kitti Pod Hongfombud, Encarregado de Negócios da Embaixada do Reino da Tailândia, Carlos Alexandre, Presidente da Sociedade Portuguesa da Ciência do Solo, e Gonçalo de Freitas Leal, Diretor-Geral da DGADR.
A abertura dos trabalhos coube a Rosa Cuevas, da FAO, que falou da importância do Dia Mundial do Solo, de António Perdigão, da DGADR, sobre a tradução para língua portuguesa das Diretrizes Voluntárias para a Gestão Sustentável dos Solos e, por último, de GabrielaCruz, da APOSOLO, acerca das Linhas de Orientação para a Gestão Sustentável dos Solos em Portugal. (Ver vídeo da sessão).

Seguiu-se a Mesa Redonda que foi dedicada ao tema dos “Desafios para o uso das terras em situações contrastadas”, com a participação de David Tunga, Diretor Geral do Instituto de Desenvolvimento Agrário de Angola, Jacques Tavares, Ponto Focal Nacional da Parceria Global do Solo – INIDA / MAA – Cabo Verde, Momade Mamudo Ibraimo – Representante da Parceria Global do Solo de Moçambique e Rosa Cuevas, do Secretariado Técnico da Parceria Global do Solo da FAO (ver vídeo da sessão).

Os trabalhos da parte da tarde iniciaram-se com a intervenção do Prof. Manuel Madeira, Presidente da Assembleia Plenária da Parceria Portuguesa para o Solo pela Sociedade Portuguesa da Ciência do Solo (ver vídeo da apresentação) e de Maria do Carmo Martins, do COTHN, que apresentou a respetiva Agenda de Inovação e Investigação para o Solo (ver vídeo da apresentação).

Ver mais fotos.
A fechar o seminário, realizou-se um debate centrado no solo e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na perspetiva dos produtores (SDGs, Stakeholders), com moderação do Prof. Tomás de Figueiredo, do Instituto Politécnico de Bragança, onde integraram o painel Luís Vasconcellos e Souza (cereais; hortícolas), José Maria Falcão (olival), Francisco Parente (fruticultura), Rosa Amador (vinha), Sérgio Fabres (floresta) e Carlos Alberto Correia Guerrero, da U. Algarve. (ver vídeo da sessão).
Vídeo
A Rede Rural Nacional conversou com os participantes da Mesa Redonda “Desafio para o uso das terras em situações contrastadas”
sobre o Dia Mundial do Solo e ainda as Diretrizes Voluntárias para a Gestão Sustentável do Solo.
Acerda às apresentações do Seminário:
- Dia Mundial do Solo 2019: Pare a erosão do solo, salve o nosso futuro, por Rosa Cuevas – Parceria Global de Solos/FAO
- Diretrizes Voluntárias para a Gestão Sustentável dos Solos, por António Perdigão – DGADR
- As Linhas de Orientação para a Gestão Sustentável dos Solos em Portugal, por Gabriela Cruz – APOSOLO
- Dia Mundial do Solo no contexto da Parceria Portuguesa para o Solo, por Prof. Manuel Madeira – Presidente da Assembleia Plenária da PPS pela Sociedade Portuguesa da Ciência do Solo
- Apresentação da Agenda de Inovação e Investigação para o Solo, por Maria do Carmo Martins – COTHN
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional .