Este valor, diz o Eurostat, “é comparável ao valor agregado bruto da agricultura e silvicultura combinados”. A purificação da água é o serviço de ecossistema de maior valor agregado.
Os ecossistemas contribuem com serviços essenciais tanto para a economia mundial como para a sociedade. Mas quanto vale esse contributo, afinal? É possível quantificar? De acordo com o novo relatório “Contabilização dos ecossistemas e dos seus serviços na União Europeia”, publicado recentemente pelo Eurostat, em 2019, o valor económico de um conjunto amplo de serviços de ecossistemas na UE totalizou 234 mil milhões de euros.
Este valor, diz o gabinete de estatística da UE, “é comparável ao valor agregado bruto da agricultura e silvicultura combinados”. A purificação da água é o serviço de ecossistema de maior valor agregado, seguido pela recreação/turismo com base na na natureza.
Outros serviços de ecossistemas contabilizados incluem o fornecimento de alimentos, filtragem do ar e da água, polinização, regulação do clima, proteção contra eventos climáticos extremos, como ondas de calor e inundações, e muito mais. A capacidade dos ecossistemas de fornecer estes mesmos “serviços” depende da sua extensão (ou seja, tamanho) e da sua condição (“saúde”), refere ainda o Eurostat.
O relatório revela precisamente os fluxos de serviços que as florestas, rios, pastagens, pântanos e outros ecossistemas fornecem. E mostra ainda como “restaurar ecossistemas degradados pode vir duplicar a contribuição da natureza para a economia e a sociedade da UE”.
O mesmo