A ilha do Corvo, nos Açores, viu a candidatura aprovada ao programa Small Islands Organisation (SMILO), tendo em vista o desenvolvimento sustentável, podendo submeter “pequenos projetos financiados anualmente, num montante até 50 mil euros”, revelou hoje o Governo Regional.
A informação consta do comunicado do Conselho do Governo, que hoje esteve reunido na ilha do Corvo, tendo sido aprovada a criação do Comité Insular de Acompanhamento do Programa Small Islands Organisation.
A este comité cabe a responsabilidade de “propor as medidas necessárias para o desenvolvimento sustentável da ilha do Corvo”.
“O Programa tem por objetivo promover a sustentabilidade em pequenas ilhas, com uma área inferior a 150 quilómetros quadrados de área terrestre, incidindo em cinco áreas setoriais prioritárias, como a gestão de resíduos, energia, água e saneamento, biodiversidade e ecossistemas, paisagens e património cultural”, descreve o executivo de coligação PSD/CDS-PP/PPM.
Foi proposto que a ilha do Corvo fosse abrangida pelo programa e, “na sequência da aprovação da candidatura em causa, é necessário proceder à constituição de um Comité Insular” para propor aquelas medidas.