Fundo Mundial para a Natureza estipula que este tipo de óleo seja utilizado em quase 50% de todos os produtos embalados nos supermercados
A Indonésia começou esta semana a restringir as exportações de óleo de palma, uma medida que poderá agravar a crise alimentar mundial e fazer subir os preços de centenas de produtos de consumo.
O Presidente Joko Widodo anunciou que a Indonésia iria suspender as exportações de óleo alimentar, e as matérias-primas utilizadas para o fazer, “até nova ordem”, numa tentativa de assegurar os abastecimentos locais. A proibição já entrou em vigor.
O país do sudeste asiático é o maior produtor mundial de óleo de palma, e este anúncio fez os preços da mercadoria descontrolar-se, referiu James Fry, presidente da consultoria LMC International. Os lucros a prazo do óleo de palma bruto na Malásia, uma referência mundial, aumentaram quase 7%.
O choque, e os preços, baixaram um pouco esta semana após a Reuters e a Bloomberg terem comunicado que o governo iria isentar o óleo de palma bruto das restrições. O Ministério da Agricultura da Indonésia não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da CNN Negócios.
No entanto, espera-se que as restrições ainda incluam a oleína de palma, um produto mais processado que é utilizado para o óleo alimentar e constitui, segundo os analistas, cerca de 40% a 50% das exportações indonésias. Por conseguinte, isto alimentaria a inflação, ao mesmo tempo que os preços mundiais de alimentos alcançariam os máximos mais elevados de sempre.
O que é óleo de palma?
O óleo de palma é um ingrediente comum encontrado em muitos dos alimentos, cosméticos e artigos domésticos. A WWF (Fundo Mundial para a Natureza) estipula que este tipo de óleo é utilizado em quase 50% de todos os produtos embalados nos supermercados. Este produto é também utilizado para cozinhar em muitos países, incluindo a Índia, o maior importador mundial.
James Fry referiu que o preço de muitos artigos de despensa, tais como óleo alimentar, massa instantânea, aperitivos, produtos de panificação e margarina poderiam subir quando as restrições entrassem em vigor.
Os preços do óleo de palma já estavam sob pressão após a invasão russa da Ucrânia, à medida que os mercados se defrontavam para encontrar alternativas aos fornecimentos de óleo de girassol retidos nos portos do Mar Negro. A Ucrânia é tipicamente um grande produtor de […]