|
|
|
|
|
– 08-07-2004 |
[ Agroportal ] [ Nacional ] [ Internacional ] |
Produtos portugueses apresentam-se na Fancy Food de Nova IorqueDe 27 a 29 de Junho, 11 empresas portuguesas mostraram os seus produtos na feira "Gourmet" nova iorquina. A FIPA, promotora da iniciativa, não tem d�vidas: "O balanão � muito positivo". No ambito do Programa comunitário "Promo��o de Produtos Agro-alimentares Mediterrúnicos Europeus nos EUA e Canad�", 11 empresas portuguesas marcaram presença na Fancy Food, que decorreu nos dias 27, 28 e 29 de Junho, em Nova Iorque. A Federa��o das Ind�strias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA) � a promotora, para Portugal, do programa "Promo��o de Produtos Agro-alimentares Mediterrúnicos Europeus nos EUA e Canad�", pretendendo com a participa��o na Feira Tem�tica Fancy Food fomentar o consumo de produtos portugueses nos Estados Unidos da Am�rica. De acordo com Isabel Sarmento, Directora Geral da FIPA, "o balanão da participa��o portuguesa � muito positivo. O mercado dos EUA � um mundo de oportunidades a explorar. Isto porque h�, actualmente, uma grande abertura para a entrada dos chamados produtos tradicionais com refer�ncias culturais, de caracterásticas mediterr�nicas e que apresentem uma pan�plia de novos sabores". Os visitantes desta feira "Gourmet" mostraram grande interesse pelas 11 empresas portuguesas presentes. Ainda de acordo com Isabel Sarmento, "sentimos que existe algum desconhecimento no que diz respeito aos produtos nacionais e isso traduziu-se em muita curiosidade em provar as nossas iguarias". Do azeite aos produtos congelados, passando pela do�aria, queijos, vinho e azeitonas, os produtos portugueses estiveram muito bem representados na Fancy Food e suscitaram não s� o interesse dos visitantes norte-americanos mas Também de europeus que estavam presentes com os seus produtos. O objectivo da participa��o na Fancy Food passa Também por abrir canais que permitam a entrada no mercado dos Estados Unidos e nessa perspectiva o apoio do ICEP � fundamental. Para a FIPA, "O ICEP nos EUA percebeu o dinamismo da ind�stria alimentar portuguesa e comprometeu-se em reservar um espaço importante de trabalho para este sector". são 11, as empresas que consideram esta iniciativa de extrema import�ncia e por isso aceitaram integrar a comitiva portuguesa. Assim, na Fancy Food, Portugal ficou representado nas categorias de produtos Queijo, Vinho, Azeite, Azeitonas, Doces e Confeitaria e Cozinha Portuguesa Ultra Congelada. Outro objectivo deste programa de promo��o � refor�ar e consolidar o conhecimento e a imagem dos produtos portugueses, assim como familiarizar os profissionais de importa��o para a sua comercializa��o neste mercado. Estiveram representadas na Fancy Food, as seguintes empresas portuguesas: Chocolame; Confeitaria Carlos Gon�alves; Finagra – Herdade do Espor�o; Lactovil; Ma�arico; Salgadus; Sociedade Agr�cola Casal das Sarnadas; Sociedade Agr�cola Fonte do Pinheiro; Sovena (da marca Azeite Oliveira da Serra); Victor Guedes (da marca Azeite Gallo) e Queijo Saloio. O Programa comunitário "Promo��o de Produtos Agro-alimentares Mediterrúnicos Europeus nos EUA e Canad�" contempla ainda a participa��o na Feira Sial no Canad� agendada para 2005 e na edição de 2006 da Fancy Food. A FIPA tem participado activamente em todo o processo que envolve este programa de promo��o, quer através de uma colabora��o din�mica no grupo de gestáo respons�vel pela defini��o da estrutura e gestáo do projecto, que inclui as suas cong�neres dos países participantes, quer pelo apoio que está a prestar a todos os n�veis �s empresas portuguesas aderentes. Enquanto porta voz da ind�stria agro-alimentar, a FIPA � respons�vel pelo desenvolvimento do sector, sendo que neste caso concreto, tem como objectivo promover produtos portugueses, tais como azeite, vinho, do�aria, queijos, entre outros. Esta iniciativa � financiada em 60% no primeiro ano pela Comissão Europeia, no que se refere �s despesas, passando para 50% e 40% nos anos seguintes. O Governo portugu�s apoia em 20% nos tr�s anos de dura��o do programa, ficando cada uma das empresas, respons�vel pelo restante.
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2007. Todos os direitos reservados. Optimizado para o IE 5.#, resolu��o 800 x 600 e 16 bits |