|
|
|
|
– 18-07-2011 |
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
Evolu��o da Balan�a de Pagamentos do Sector Vitivin�cola entre 2000 e 2009
O Observatério dos Mercados Agr�colas e Importa��es Agro-Alimentares (OMAIAA) tomou a iniciativa de analisar a evolu��o da Balan�a de Pagamentos dos Produtos Agro- Alimentares, num período de dez anos. Nesse sentido, vem agora divulgar o resultado dessa evolu��o para o Sector Vitivin�cola. Podem ser apontadas como algumas das principais conclus�es que, no sector vitivin�cola, o volume de vinhos e aguardentes importados tem vindo a crescer significativamente desde 2006 enquanto que as exporta��es da nossa j�ia da coroa, o Vinho do Porto, estáo tendencialmente em queda, em termos de valor. Este facto levanta problemas que dever�o ser analisados numa perspectiva de m�dio e longo prazo, quer em termos econ�micos e financeiros , quer em termos da notoriedade do produto � escala nacional, europeia e mundial. Outro factor preocupante são as aguardentes v�nicas para incorpora��o no Vinho do Porto, dado que cerca de 83% j� são importadas. Apesar da excelente qualidade dos vinhos portugueses, assistimos, nos �ltimos anos, a um aumento do volume de vinho e produtos do sector vitivin�cola importados de Espanha, correspondendo a um acr�scimo do seu valor. A importa��o média de vinhos provenientes deste país atinge, de 2000 a 2009, uma média anual de 1,5 milhões de hl de vinho, representando, no entanto, vinhos com baixo valor unit�rio, uma vez que vinho a granel e engarrafado são importados, respectivamente, por um valor de 40 e 48 c�ntimos o litro. Na área estrutural, e conhecendo-se a actual situa��o nacional, e assumindo-se que uma vinha com idade superior a 30 anos se encontra dificilmente em condi��es de ser competitiva, com vista � manuten��o da actual estrutura et�ria vit�cola, Portugal necessita de reestruturar, em média, 7.500 hectares de vinha por ano. Este valor tem sido dif�cil de atingir nos �ltimos anos, mas deveria ser um objectivo nacional de forma a tornar-se um factor de produtividade positivo do sector vitivin�cola, com reflexos na balan�a comercial.
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2012. Todos os direitos reservados. |