A falta de nebulosidade que é comum no mês de Abril contribui não só para a seca, como para criar uma anomalia em termos de temperatura, diz o IPMA.
A partir de domingo, 23 de Abril, o calor vai voltar, com temperaturas acima dos 30 graus, depois de uma sexta-feira em que a chuva vai reaparecer em todo o território e os termómetros baixar para níveis mais modestos. “Temos previsto 30 graus na segunda-feira para o Alentejo e com tendência a subir na terça e na quarta-feira”, disse ao PÚBLICO a meteorologista Paula Leitão, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A chuva de sexta-feira vai ser mais intensa no litoral norte e centro, “mas vai atingir todo o território, principalmente a partir do fim da manhã e durante a tarde”, diz a meteorologia. Mas será uma chuva temporária, passará a aguaceiros, que serão menos frequentes no sábado. “No domingo já temos novamente um dia mais seco e com a temperatura a subir”, prevê.
A tendência para temperaturas acima do normal é, na verdade, uma tendência de todo o mês de Abril. “A temperatura este mês tem estado bastante acima do normal. Já tivemos vários episódios em que persistiu durante mais de seis dias com valores cerca de seis graus acima do normal”, adiantou Paula Leitão. Ainda nesta quinta-feira a temperatura vai chegar quase aos 40 graus no Alentejo, frisou.
Isto acontece, porque a chuva tem andado afastada do território português, e já estamos numa época do ano em que a posição astronómica da Terra em relação do Sol faz com que a intensidade da radiação que chega ao nosso planeta seja bastante forte, explicou a meteorologista.
“Normalmente a situação mais frequente [em Abril] é de céu nublado, com passagem […]