A execução de uma nova conduta de abastecimento de água às localidades de Cedães, Cedaínhos e Vale de Asnes está concluída, representando um importante avanço para a qualidade de vida dos habitantes destas três aldeias do concelho de Mirandela.
O principal objetivo desta ligação ao subsistema do Azibo é a substituição das captações (furos artesianos e poços) existentes nestas localidades, uma vez que, durante os meses de maior consumo, as fontes anteriormente utilizadas impossibilitavam a captação de água em quantidade suficiente para garantir o abastecimento adequado, sendo maioritariamente necessário o fornecimento através da contratação de camiões cisterna. Com esta intervenção, os cerca de 730 habitantes destas aldeias passarão a contar com um fornecimento de água mais seguro e fiável.
A instalação de 9 quilómetros de condutas representa um investimento de aproximadamente 530 mil euros resultantes de um protocolo de colaboração técnica e financeira entre a Câmara Municipal de Mirandela, o Fundo Ambiental, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), no âmbito do Roteiro da Terras de Miranda, Tua e Sabor. Por forma a otimizar recursos e minimizar impactos na mobilidade, através da celebração de um acordo de colaboração entre a autarquia e a Infraestruturas de Portugal, os trabalhos foram realizados em simultâneo com a reabilitação da Estrada Regional 315, que liga Mirandela à IP2 (Bornes – Macedo de Cavaleiros).
Este projeto, além de garantir um abastecimento contínuo de água mais estável, previne problemas recorrentes de escassez de água, com especial incidência no verão. Com a nova infraestrutura, as populações locais passam a dispor de um sistema moderno e eficiente,
alinhado com as necessidades crescentes e com as exigências de sustentabilidade ambiental.
Atualmente, a aldeia de Cedães já se encontra fornecida com água da nova conduta, sendo espectável que Cedaínhos fique servida até ao final de março e Vale de Asnes durante o mês de abril de 2025.
O Município de Mirandela prossegue o investimento em gestão de recursos hídricos no concelho e nas próximas semanas terá início a execução dos projetos da rede de abastecimento e drenagem de águas residuais das aldeias de Cobro e de Couços, sendo que nesta última será criada uma Estação de Tratamento de águas residuais (ETAR).
Projetos executados:
-
Rede de Drenagem de Águas Residuais e ETAR na aldeia de Passos
-
Rede de Drenagem de Águas Residuais e ETAR na aldeia de Vale de Maior
-
Rede de Drenagem de Águas Residuais na aldeia de Bronceda
-
Execução de ETAR em Rego de Vide
-
Rede de Drenagem de Águas Residuais no Bairro da Ruiva (Mirandela)
-
Rede de Abastecimento e Drenagem de Águas residuais no caminho entre S. Pedro de Vale do Conde e Marmelos
-
Construção de Estações Elevatórias de Águas Residuais – Rua do Retiro e Rua das Fragas (Mirandela)
-
Rede de Drenagem de Águas Residuais no Bairro do Entroncamento da Bela Vista (Lamas de Orelhão)
Fonte: Município de Mirandela