No passado dia 22 de fevereiro realizou-se uma Ação de Demonstração sobre Agricultura Regenerativa em Ventosa, Alenquer, na vinha do produtor Sérgio Nicolau. Organizada pela AATV – Associação dos Agricultores de Torres Vedras, esta iniciativa faz parte das ações integradas na rede AGRI-DEM, promovida pela Rede Nacional PAC, que visa implementar uma rede de explorações de demonstração para fomentar a troca de conhecimentos e a aprendizagem entre pares.
Durante a ação, onde participaram cerca de 30 pessoas, foram apresentados os conceitos da agricultura regenerativa e as boas práticas para melhorar a saúde do solo. Os participantes tiveram ainda a oportunidade de visitar uma vinha regenerativa, observando na prática os benefícios desta abordagem.
A agricultura regenerativa tem como princípios a minimização do distúrbio no solo, a maximização da diversidade das culturas, a manutenção da cobertura do solo, a manutenção das raízes vivas ao longo do ano e a integração de animais, sempre que possível.
Sérgio Nicolau, que converteu a sua vinha para agricultura regenerativa em 2019, destacou a importância de práticas como a mobilização mínima do solo e a manutenção de coberto vegetal permanente.
As ações de demonstração, como a realizada em Ventosa, são cruciais para o intercâmbio de experiências entre agricultores, permitindo a disseminação de práticas sustentáveis que contribuem para a saúde do solo e a sustentabilidade agrícola.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.