O Fórum dos Laboratórios Colaborativos (FCoLABs) promoveu na passada sexta-feira, dia 29 de novembro, em Aboadela, Amarante, a iniciativa “CoLABs Amigos da Floresta”. Esta ação inédita uniu Laboratórios Colaborativos de várias regiões do país, em torno de um objetivo comum: reforçar o compromisso com a sustentabilidade, a preservação das florestas autóctones e a valorização territorial.
Realizada no âmbito do Dia da Floresta Autóctone, assinalado a 23 de novembro, a iniciativa destacou a importância das práticas de gestão florestal, essenciais para a resiliência da floresta e a preservação da biodiversidade. Durante o dia, os participantes desenvolveram atividades que promovem a gestão sustentável do território e a sensibilização ambiental, contando com o apoio de equipas de Sapadores Florestais dos Baldios de Aboadela.
Carlos Fonseca, CTO do CoLAB ForestWISE, destacou a relevância da iniciativa: “Esta ação demonstrou o impacto que podemos gerar enquanto rede de Laboratórios Colaborativos, refletindo a nossa capacidade de unir conhecimento técnico e científico em prol de ações concretas para a gestão florestal, reforçando o papel das florestas autóctones na sustentabilidade dos territórios e no futuro das comunidades. É um privilégio contribuir para esta causa e fortalecer as ligações entre os CoLABs, as empresas, a academia e as comunidades locais.”
Também André Matos, CEO do DTx CoLAB, sublinhou a importância deste trabalho coletivo: “Esta iniciativa, que reuniu vários elementos do FCoLABs simboliza o compromisso com a sustentabilidade, unindo a inovação à responsabilidade social, para enfrentar os desafios ambientais do nosso tempo. Este evento reforçou o poder da colaboração em gerar impactos positivos duradouros para o planeta e para as futuras gerações. No FCoLABs acreditamos que inovar é plantar o futuro”.
Fonte: Fórum dos Laboratórios Colaborativos (FCoLABs)