A ACOS – Associação de Agricultores do Sul, em colaboração com a Olivum – Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal, está a receber inscrições para o curso de Operador de Lagar. Este curso, com uma duração total de 70 horas, será realizado nas instalações da ACOS, em Beja, e no Lagar da Rabadoa.
O curso é composto por aulas teóricas e práticas, distribuídas em dois módulos. O primeiro módulo decorrerá de 24 de março a 11 de abril, em horário laboral, e abordará temas como a cultura da oliveira, controlo de processos, gestão de resíduos e subprodutos, segurança e saúde no trabalho, estrutura e equipamento de um lagar, receção e processamento de azeitonas, adjuvantes, e gestão, armazenamento e trasfega de azeite. Este módulo inclui também práticas de manutenção do pátio e equipamentos, digitalização e gestão 4.0 e 5.0, operações de limpeza do lagar, e sistemas de extração de azeite.
O segundo módulo, que terá lugar no dia 15 de outubro, num lagar em plena campanha, será dedicado às práticas de receção e processamento de azeitonas, gestão, armazenamento e trasfega de azeite, e gestão de resíduos e subprodutos.
O valor do curso é de 350 euros para sócios da ACOS e da Olivum, e de 390 euros para não sócios. As inscrições podem ser feitas através do programa disponível aqui_Lagar.pdf).
Este curso representa uma excelente oportunidade para os profissionais do setor olivícola adquirirem competências essenciais para a operação de lagares, contribuindo para a melhoria da qualidade e eficiência na produção de azeite.
Programa | Cronograma | Inscrições
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.