A Agroglobal está este ano de volta, realizando-se nos dias 9, 10 e 11 de Setembro no CNEMA, em Santarém.
É a X edição desta feira para profissionais que engloba os sectores agrícola, pecuário e floresta e a nossa revista marcará mais uma vez presença.
Recorde-se que tudo começou em 2009, como “FEIRA DO MILHO”, com cerca de 40 empresas participantes. Chegados a 2025, contar-se-á com uma participação de 300 empresas e 25.000 profissionais, que irão dar o seu melhor contributo para tornar este evento uma experiência muito enriquecedora ao nível da partilha do conhecimento, do networking e não menos importante, “semear negócios”.
Paulo Fardilha, director geral da Agroglobal, escreve: «O papel do agricultor na sociedade e na preservação do mundo rural continua a ser muito pouco valorizado. A actividade económica que está na primeira linha da segurança alimentar continua a ser regulada, na UE, por uma PAC que tarda em agilizar-se para se adaptar às constantes mudanças e desafios num contexto geopolítico que actualmente desviou toda a atenção para a necessidade de investimento em defesa e segurança. E talvez, não a segurança alimentar!», defende.
«Temas mais técnicos, com as últimas inovações, debates sobre os problemas/preocupações do sector, as políticas agrícolas que determinam o planeamento e estratégias no sector, estarão presentes na Agroglobal», acrescenta.
A feira irá decorrer no recinto exterior do CNEMA, com a vertente expositiva do evento, os vários auditórios, e as demonstrações nas culturas permanentes de máquinas agrícolas e florestais.
«Nesta edição temos como parceiros a Quinta da Alorna, em Almeirim, onde estarão os campos com culturas anuais, nomeadamente, o milho, tomate, batata, batata-doce e arroz. Várias dinâmicas irão acontecer nestes 80 hectares exclusivamente dedicados em exclusivo às iniciativas das empresas que participam nestas actividades demonstrativas», refere o mesmo responsável.
Todas as informações sobre a feira, irão ser divulgadas através da AGROGLOBALNEWS, redes sociais e do novo site da Agroglobal.
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.