O Modo de Produção Biológico é um sistema agrícola com elevada importância na atualidade que enfrentamos devido às alterações climáticas, privilegiando práticas agrícolas mais sustentáveis. Resulta no aumento da biodiversidade e na produção de alimentos saudáveis isentos de resíduos.
Este curso permite cumprir com a formação obrigatória para as candidaturas de Pedido único relativamente à Reserva Nacional de Direto de RPB, bem como para o apoio à Manutenção da Agricultura Biológica.
Neste sentido a AJAP – Associação de Jovens Agricultores de Portugal, para responder às necessidades de formação dos Jovens e não jovens Agricultores está a promover o curso “Modo de Produção Biológico – Geral – 24º edição – Curso Homologado pelo Ministério da Agricultura”
- Destinatários: Jovens e Não Jovens Agricultores e outros interessados nesta temática.
- Objetivos:
No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:
– Identificar os princípios do modo de produção biológica (MPB);
– Reconhecer as técnicas aplicadas no MPB;
– Executar as operações culturais de preparação, manutenção e fertilização do solo, proteção das plantas, rega e colheita, segundo os princípios do MPB;
– Executar as operações de Maneio alimentar, sanidade, bem-estar animal e de produção, segundo os princípios do Modo de Produção Biológico;
– Reconhecer as normas de controlo e de certificação.
- Duração: 50h online (totalmente à distância): 23 de Sessões síncronas + 27 horas de sessões assíncronas
- Cronograma das sessões síncronas: 03, 04, 9, 11, 16,18, 23 e 24 de abril 2024
Horários: 18h30 às 22h30 – 4 horas/dia- 30 minutos de pausa, com exceção do último dia, das 20h30 às 22h30
- Valor – 170 euros (isento de IVA)
- Inscrições: https://formacao.ajap.pt/informacaocurso.aspx?id=155&accao=2856
- Recursos: BigBlueButton e Zoom
Formadores:
Alexandra Moreira
Natural de Coimbra, licenciada em Eng.ª Agropecuária e mestre em Agricultura Biológica pela Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC). Atualmente é formadora em diversos cursos na área agrícola.
Foi produtora de plantas aromáticas e medicinais, colaborou como consultora e foi assistente convidada na Escola Superior Agrária de Ponte de Lima (ESAPL).
Em paralelo estuda Medicina Veterinária na Universidade dos Açores (UAç) e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
Ângela Pereira
Licenciada em Engª Agrícola pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, tem orientado vários estagiários na área da Agricultura Biológica e participado em estudos científicos sobre variedades hortícolas
em MPB desenvolvidos pelo departamento de Genética da UTAD. Frequenta atualmente o Mestrado de Educação de Adultos e Intervenção Comunitária na Universidade do Minho.
Tem mais de 20 anos de experiência na área da Agricultura Biológica desde a produção, apoio técnico, comercialização, formação de técnicos e não técnicos, investigação, associativismo, organização e participação em centenas de eventos sobre este modo de produção.
Fundou a Biobrassica em 2004 que é hoje constituída por duas lojas de produtos biológicos certificadas, desde o primeiro dia pela Certiplanet, uma Braga e outra em Guimarães e por uma exploração de hortícolas em MPB em Braga e uma outra de fruticultura na Póvoa de Lanhoso.