Projeto representa um investimento de 1,2 milhões de euros. De 16 a 18 de junho, a vila do Douro acolhe a Feira dos Vinhos e Sabores dos Altos.
A Câmara Municipal de Alijó vai apresentar no dia 16 de junho, na abertura da edição de 2023 da Feira dos Vinhos e Sabores dos Altos, o novo sistema anti granizo para proteger as culturas agrícolas.
De acordo com a autarquia, o novo método deverá estar instalado em menos de um ano, vai transformar o granizo em água, impedindo desta forma prejuízos avultados na vinha e nos olivais, e representa um investimento de 1,2 milhões de euros.
O objetivo é testar o método numa área-piloto e depois expandir a metodologia a toda a Região Demarcada do Douro, beneficiando não só a vinha, mas também a produção frutícola que representa uma outra importante atividade económica do território.
O projeto envolve também a autarquia de Sabrosa, assim como a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a Associação dos Viticultores Profissionais do Douro (PRODOURO).
A nova tecnologia, consiste na utilização de um radar de grande amplitude que, conjugado com a instalação de 24 estações meteorológicas fixas em locais estratégicos e previamente estudados pela equipa técnica, vai permitir detetar com antecedência a aproximação da massa de ar que será responsável pela queda de granizo.
Perante esta ameaça, é emitido de imediato um sinal para as estações meteorológicas, que na presença desta informação, disparam para a atmosfera um balão de hélio, que transporta uma carga de sais minerais capazes de dissolver o gelo, caindo […]