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– 15-10-2007 |
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Alimenta��o: Novo plano de rotulagem nutricional tornar� mais clara informação sobre produtosAt� ao final de 2008, cerca de 80 por cento dos produtos alimentares estar�o em condi��es de adoptar o novo plano de rotulagem nutricional nas suas embalagens, adiantou hoje a Federa��o das Ind�strias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA). Segundo o director-geral da FIPA, Pedro Queiroz, o plano para a rotulagem nutricional consiste, na pr�tica, na inclusão no r�tulo de um conjunto de novos s�mbolos azuis que indicam, de uma forma "mais objectiva e transparente, e de f�cil interpreta��o", a informação nutricional do produto. Reconhecendo que a maioria dos consumidores portugueses ignora os r�tulos dos produtos alimentares, mas que cada vez mais está consciencializado para a promo��o de uma dieta equilibrada, a FIPA decidiu criar este plano para a rotulagem nutricional. "O grande objectivo � melhorar a informação nutricional que actualmente � disponibilizada no r�tulo dos produtos, para que o consumidor possa ter uma no��o mais clara do que está a comprar em termos de composi��o, proporcionando uma escolha informada", afirmou Pedro Queiroz. Os novos s�mbolos azuis não substituem a tabela nutricional, que, de acordo com a lei, tem de ser exibida em todos os r�tulos, sendo "uma informação adicional", onde aparecem termos claros para o consumidor como a��cares, gorduras, calorias e sal. A introdu��o deste plano apresenta ainda como novidade o facto da indica��o dos Valores Di�rios de Refer�ncia (VDR) dizerem respeito � totalidade do produto contido na embalagem. "Deixamos de ter um VDR para 100 mililitros quando a embalagem disp�e de 150 mililitros, por exemplo", adiantou Pedro Queiroz, acrescentando que esta medida permite ao consumidor "abandonar as contas" e "saber exactamente o que está a comer naquela embalagem". O plano para a rotulagem nutricional � baseado nos princ�pios gerais assumidos pela ind�stria europeia no seio da Confedera��o Europeia das Ind�strias Agro-Alimentares. A adesão a este plano � volunt�ria, salientou Pedro Queiroz, acrescentando, contudo, que a aceita��o por parte das empresas foi "positiva". "J� existem produtos no mercado com este plano", avanãou, esclarecendo, no entanto, que o facto de um determinado produto possuir estes novos s�mbolos não significa que seja melhor do que aqueles que não os t�m no r�tulo. Para Pedro Queiroz, a coloca��o destes novos s�mbolos nos r�tulos estar� dependente de "questáes log�sticas", sendo certo que uma empresa precisa sempre de tempo para implementar qualquer Inovação.
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