A Cooperativa União Agrícola, enquanto parceira da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, no projeto LIFE IP CLIMAZ que aborda as questões relacionadas com a adaptação e mitigação das alterações climáticas nas ilhas, implementou uma das ações que está relacionada com o aumento da cobertura de monitorização e previsão meteorológica em explorações agrícolas. Esta rede de estações meteorológicas visa contribuir para a Proteção Integrada e para a Agricultura de Precisão, promovendo uma melhoria da gestão das explorações agrícolas através de decisões mais fundamentadas e preventivas.
Neste sentido foram instaladas seis estações meteorológicas em zonas estratégicas para a agricultura na ilha de São Miguel, as quais vêm permitir a recolha de informação mais precisa de diferentes parâmetros, tais como: velocidade e direção do vento, temperatura, humidade do ar, pressão atmosférica, precipitação e radiação solar.
Toda a informação gerada por estas estações irá permitir que a Cooperativa União Agrícola, através da aplicação Agri-CUA, desenvolvida também no âmbito do projeto, faculte aos agricultores informação muito útil para que eles possam desempenhar as suas atividades agrícolas de uma forma mais eficiente, sustentável e também, tornar a nossa agricultura mais resiliente às incertezas que enfrentamos no futuro devido às alterações climáticas.
A Cooperativa União Agrícola irá promover amanhã, 26 de março, pelas 20h no Parque de Exposições em Santana, a apresentação da aplicação Agri-CUA no 2º Encontro Micaelense da Cultura do Milho.
Fonte: Cooperativa União Agrícola