A Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO) lançou um canal de transmissão televisiva ‘online’ com o objetivo de divulgar ao estrangeiro o setor e as regiões vitivinícolas nacionais.
Intitulado Wine Tourism TV, o projeto da APENO contou com um investimento de 100.000 euros na sua primeira fase, que envolveu a criação da plataforma e a produção dos primeiros programas.
O canal foi apresentado este mês, em Paço de Arcos, e é o primeiro do mundo “inteiramente dedicado ao enoturismo”.
“A plataforma visa comunicar, de forma criativa e didática, a riqueza e diversidade do enoturismo português, posicionando Portugal como um destino de referência para enófilos e profissionais do setor”, aponta a APENO em comunicado.
O canal conta inicialmente com dois programas de entretenimento e um de atualidade que incidem sobre o enoturismo.
Citada no documento, a presidente da APENO, Maria João de Almeida, considerou que o enoturismo português “é um dos melhores do mundo” e que o objetivo passa por combater a sazonalidade do turismo e promover atividades durante todo o ano.
Com o canal, a APENO espera aumentar a sua penetração em mercados como o norte-americano, o canadiano, o brasileiro, o britânico, o alemão, o francês, o espanhol ou o italiano.
“Além de promover as regiões vitivinícolas e a descentralização do turismo, este canal será uma montra para a qualidade dos nossos vinhos. Ao chegar a importadores, distribuidores e consumidores estrangeiros, esperamos também impulsionar o crescimento das exportações de vinho português”, acrescentou a presidente da associação.
Segundo o Turismo de Portugal, o enoturismo em Portugal representa cerca de três milhões de visitantes por ano, tendo gerado, em 2023, uma faturação de 800 milhões de euros.
APENO lança Wine Tourism TV para potenciar internacionalização do setor