A cigarrinha do milho (Laodelphax striatellus) é uma praga significativa que não só prejudica a saúde das plantas, mas também atua como vetor de vírus que afetam o milho, como o vírus do nanismo do milho (MRDV), MDMV e MRDD.
A situação foi agravada pela proibição, nos últimos anos, do uso de neonicotinóides, que anteriormente eram utilizados para o tratamento de sementes, o que resultou num aumento alarmante das infestações. Além disso, atualmente, não se encontram autorizados em Portugal produtos fitofarmacêuticos especificamente destinados ao controlo de L. striatellus. Ainda que alguns tratamentos fitossanitários, aplicados para o controlo de outros inimigos da cultura possam ter um efeito secundário sobre esta praga, este é insuficiente para uma gestão eficaz da sua população.
Em face disto, a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) anuncia a concessão de uma autorização excecional de emergência para a utilização do produto SIVANTO PRIME, com o objetivo de controlar a cigarrinha do milho (Laodelphax striatellus) nas culturas de milho em Portugal. Esta autorização, fundamentada no Artigo 53 do Regulamento (CE) nº 1107/2009, responde à necessidade urgente de enfrentar o aumento das populações desta praga, que tem causado sérios danos às plantações.
O SIVANTO PRIME, que contém flupiradifurona, é um inseticida sistémico que atua no sistema nervoso dos insetos, oferecendo uma solução eficaz para o controlo da cigarrinha do milho. A autorização é válida por um período de 120 dias e estabelece as seguintes condições de utilização:
– Dose de aplicação: 0,28 L/ha
– Volume de calda: 300-600 L/ha
– Técnica de aplicação: pulverização foliar
– Número de aplicações: 1 aplicação
– Época de aplicação: BBCH 14 – 40 (desde as 4 folhas até aos 9 nós visíveis)
– Intervalo de Segurança: coberto pela época de aplicação
*A aplicação de SIVANTO PRIME deve ser realizada por profissionais devidamente qualificados.
Esta autorização excecional de emergência é uma medida temporária e a DGAV continuará a monitorizar a situação da cigarrinha do milho, colaborando com os agricultores e especialistas para encontrar soluções sustentáveis a longo prazo.
Fonte: Bayer