Mercado Europeu:
A entrar na Semana Santa as subidas foram mais moderadas em Portugal, Espanha e França, mas, ainda assim, foram subidas, ao contrário do que é praxe nesta semana do ano. Já no resto dos mercados europeus a toada é de manutenção e, crê-se, que de abril em diante será a Alemanha a marcar o passo. Espanha tem margem para subir mas não quererá ficar acima do mercado alemão. Num momento em que a procura e a oferta já cmeçam a equilibrar nos países nórdicos, se a temporada de barbecues ajudar, a primavera poderá ser de recordes no preço em toda a Europa.
Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:
Tendência Geral:
Por todo o mundo há uma tendência generalizada, a descida dos cereais dá margem aos produtores, mesmo nos mercados que estão a cotar muito abaixo dos preços que se registam na Europa. Quer na Europa, quer na América (onde não se está a ganhar dinheiro, mas a conseguir minimizar perdas) assiste-se a subidas sustentáveis dos preços e isto faz com que, por todo o mundo, haja falta de porcos porque também em mercados como o Brasil e os EUA se começam a reter os animais para serem vendidos mais caros.
Esta conjuntura leva-nos a concluir que a tendência de subida estará para durar em todos os mercados produtores de carne de porco.
Fonte: FPAS