Estudo estima que existam cerca de 300 mil javalis em Portugal e aponta a necessidade de aumentar o número de abates entre 20 a 30% nos próximos 10 anos. Governo vai propor o alargamento dos períodos de caça a “praticamente todo o ano”
O reforço da caça, alargando os períodos em que a atividade é permitida e aumentado o número de animais abatidos dos atuais 20 mil por ano para cerca de 26 mil nos próximos dez anos, é uma das medidas previstas no plano estratégico e de ação para controlar a população de javalis no país. O estudo, apresentado esta terça-feira, em Évora, propõe também a “profissionalização” de caçadores, para fazer face à redução registada nos últimos anos. Essa diminuição é, aliás, apontada como uma das razões para o crescimento exponencial do número de javalis em Portugal que, segundo o estudo, rondará os 300 mil exemplares, com as regiões do Alentejo, Beira Interior e Trás-os Montes a registarem a maior densidade populacional.
“É uma carga muito acima do que o território nacional consegue suportar. O número apurado evidencia um claro desequilíbrio”, afirma ao JN Carlos Fonseca, investigador da Universidade de Aveiro e diretor-executivo do Laboratório Colaborativo ForestWISE, que integrou a equipa que realizou o estudo.
De acordo com Carlos Fonseca, é preciso “aumentar a capacidade de […]