O CiB – Centro de Informação de Biotecnologia está a promover, uma vez mais, um concurso nacional sobre Novas Técnicas Genómicas (NTG). Podem candidatar-se alunos de licenciatura do Ensino Superior com formação nas áreas da Biologia, Bioquímica ou afins. Este desafio pretende incentivar a divulgação das vantagens do uso destas tecnologias, em particular no que respeita a mutagénese dirigida e a cisgénese. Os trabalhos podem ser submetidos até 10 de junho de 2025.
O CiB – Centro de Informação de Biotecnologia promove e divulga a Biotecnologia e Inovação em Portugal, nos países de língua oficial portuguesa e na Europa. Nos últimos anos, tem havido uma discussão ampla sobre a eventual produção de vegetais na Europa através do uso das Novas Técnicas Genómicas (NTG). Em abril de 2021, a Comissão Europeia publicou um estudo sobre NTG, com o objetivo de esclarecer a posição da UE sobre a tecnologia e reconheceu que o enquadramento jurídico atual que rege as NTG é insuficiente para se poder usufruir dos benefícios dessa tecnologia. Por outro lado, salientou que os produtos NTG têm o potencial de contribuir para sistemas agroalimentares sustentáveis, de acordo com os objetivos do Acordo Verde Europeu e da Estratégia Farm to Fork. A Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) também apontou que as variedades obtidas por meio de NTG têm essencialmente o mesmo perfil de risco que as variedades de plantas produzidas por melhoramento convencional.
Neste domínio, na sua proposta de regulamentação para as NTG, Comissão Europeia propõe que as plantas resultantes de mutagénese dirigida e de cisgénese sejam consideradas diferentes de plantas oriundas de um processo de transgénese e, portanto, devem ser tratadas de forma diferente ao abrigo da regulamentação dos Organismos Geneticamente Modificados. Esta proposta teve aprovação pelos Estados-Membros, em 14 de Março do presente ano, permitindo que se iniciem negociações com o Parlamento Europeu com vista à obtenção de um regulamento final.
Face a esta conjectura, o CIB lança, pela segunda vez consecutiva, um concurso nacional com base no desenvolvimento de um trabalho, para estimular a divulgação rigorosa das vantagens do uso destas tecnologias, em particular no que concerne a mutagénese dirigida e a cisgénese.
REGULAMENTO
- Destina-se a alunos de licenciatura do Ensino Superior com formação na área da Biologia, Bioquímica ou afins;
- Os trabalhos devem ser apresentados fazendo prova da inscrição na licenciatura;
- O trabalho deve descrever sucintamente a base tecnológica da mutagénese dirigida e cisgénese, bem como potenciais vantagens, riscos eventuais e diferenças face a outros OGMs. Deve também discutir a legislação europeia vigente para estes produtos com base nestas diferenças;
- O trabalho deve ser submetido em PDF, escrito em formato de letra Arial tamanho 11, e conter, no máximo, 1000 palavras com referências incluídas. Trabalhos com maior número de palavras serão excluídos do concurso.
- Os trabalhos devem ser submetidos em geral@cibpt.org.
- O concurso está aberto desde 10 de Abril a 10 de Junho de 2025.
- Serão premiados com menções honrosas os 5 primeiros classificados. O grupo classificado em primeiro lugar terá a oportunidade de conhecer uma empresa europeia de R&D na área financiado pelo CIB. Os primeiros, segundos e terceiros classificados terão oportunidade de dar uma apresentação oral sobre o trabalho em Julho de 2025 nas novas instalações da Associação Biopolis, no âmbito de uma sessão de divulgação de NTG.
Júri
Professor Jorge Canhoto, Presidente do CIB, Universidade de Coimbra
Professora Hernâni Gerós, Universidade do Minho
Investigador Pedro Humberto Castro, Universidade do Porto
Professora Ana Margarida Fortes, Universidade de Lisboa
Professor Pedro Fevereiro, Universidade Nova de Lisboa
Engenheiro Vasco Salgueiro, Corteva
PARTICIPA!
O artigo foi publicado originalmente em CiB – Centro de Informação de Biotecnologia.