Ação de promoção internacional nos Estados Unidos já estava prevista antes do anúncio da aplicação de tarifas aos vinhos europeus. CAP e produtores nacionais consideram importante esta missão empresarial para promover o vinho português neste mercado, apesar da acentuada perturbação que existe atualmente.
A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) regressa, em 2025, às ações de promoção do vinho português em países terceiros. A comitiva organizada pela CAP segue viagem para os Estados Unidos da América, onde irá participar, pela primeira vez, na Vinexpo America. Nesta feira que reúne os principais produtores mundiais de vinho e que se realiza no Miami Convention Center, nos dias 7 e 8 de maio, estarão presentes 12 empresas portuguesas.
A iniciativa de promoção internacional do setor vitivinícola português no mercado norte-americano, organizada pela CAP, já estava prevista e agendada antes da eleição de Donald Trump e decorre num clima de grande perturbação no mercado, com o anúncio de aplicação de tarifas pelos Estados Unidos.
De acordo com Luís Mira, secretário-geral da CAP, que acompanha esta missão: “A opinião unânime da CAP e da delegação portuguesa, apesar do anúncio de aumento de tarifas para os vinhos e da enorme incerteza que existe, foi a de manter esta missão empresarial. Afinal, trata-se do principal mercado de exportação extracomunitário para o setor vinícola português. Os Estados Unidos são um mercado com uma enorme dimensão e, mesmo num contexto de potencial subida das taxas, há que compreender a margem que existe para os vinhos portugueses se manterem, e até conquistarem, se possível, quota neste mercado. São apreciados e têm procura por parte dos consumidores norte-americanos, pelo que é essencial que continuemos a estar presentes e a promovê-los nesta geografia.”
Marcam presença na Vinexpo America os seguintes produtores: Adega Cooperativa de Silgueiros; Barcos Wines; Casa Santos Lima; Caves da Montanha; DFJ Vinhos; Herdade Paço do Conde; Manuel Costa e Filhos; Mateus e Sequeira Vinhos; Quinta de São Sebastião; Quinta do Cume; Quinta dos Avidagos; e Vallegre.
Nos últimos anos, a CAP tem organizado diversas ações de promoção internacional do vinho português em variadas geografias mundiais, seja no aprofundamento das relações comerciais em mercados maduros, como é o caso dos Estados Unidos, seja na procura de novas oportunidades de negócio em mercados ainda pouco consolidados, nomeadamente no continente asiático. Na próxima semana, uma nova comitiva de produtores vitivinícolas liderada pela CAP dará a provar o vinho português em Hong Kong, Tailândia, Malásia e Singapura.
Fonte: CAP